Início Sistema Ocepar Comunicação Informe Paraná Cooperativo Últimas Notícias APRE: Entidade celebra 49 anos de trabalho pelo setor de base florestal plantada do Paraná

 

 

cabecalho informe

APRE: Entidade celebra 49 anos de trabalho pelo setor de base florestal plantada do Paraná

Neste sábado (21/10), a Associação Paranaense de Empresas de Base Florestal (Apre) comemora 49 anos. A Associação, que na época funcionava junto à Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), foi fundada em 1968 pelos principais empresários do setor florestal à época: Luiz Fernando Anciutti Pessoa, José Gerson Maysonnave, Odair Ceschin, Oscar Clair e Ipuran Justus, além dos profissionais da Engenharia Florestal Elizeu Lacerda e Fernando Santos Herkenhoff e os engenheiros agrônomos Hans Bönisch e Sebastião Almeida Ribas. Uma curiosidade é que a Associação foi a segunda de reflorestadores criada no Brasil e seguiu o exemplo pioneiro do engenheiro agrônomo Armando Navarro Sampaio, que criou, junto a um grupo de empresários paulistas, a Associação Paulista de Reflorestamento, em 1967. 

Grande evento - O primeiro grande evento do qual a Apre participou foi o Congresso Florestal Brasileiro, que aconteceu em 1968, promovido pela Fiep. Na ocasião aconteceu a solenidade de plantio do Pinheiro do Paraná, que, atualmente, pode ser visto ao lado da sede da Fiep na Candido de Abreu. Como primeiras ações da diretoria, os fundadores procuraram estreitar o relacionamento dos empresários paranaenses com a administração do Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Florestal (IBDF), órgão que tratava de assuntos referentes a incentivos fiscais, destinados aos reflorestamentos e que, naquela época, eram pouco aproveitados pelas empresas paranaenses. A primeira diretoria também foi responsável por tratar dos assuntos relativos às normas para a elaboração e a execução de projetos de reflorestamento junto ao Departamento de Economia Florestal do IBDF. Em paralelo a esses trabalhos, os participantes da Apre buscaram realizar diversos trabalhos e atividades em defesa dos interesses dos empresários paranaenses, como a divulgação das técnicas silviculturais e de proteção florestal, que é feito até hoje.

Empresas - Hoje, a Associação, que é uma entidade sem fins lucrativos, congrega 52 empresas da cadeia produtiva de base florestal dos mais diversos perfis, que representam 50% da área de floresta plantada no Paraná, segmento que é responsável por 5,6% do Valor Bruto da Produção do Estado, segundo dados do Departamento de Economia Rural (Deral) de 2015, e pela geração de renda para mais de 500 mil pessoas. Além das empresas, também são associadas à Apre instituições de ensino e pesquisa, que formam o conselho científico. É assim que a entidade consegue manter uma atuação representativa e política forte e acompanhar de perto assuntos que possam afetar o setor florestal, como o desenvolvimento de normas de produtos de madeiras.

Capacitação - No campo “capacitação”, a Associação está sempre buscando oferecer conteúdo relevante a seus associados, seja por meio de seminários, workshops, eventos, palestras dentro das reuniões técnicas mensais. E para garantir que todas as informações cheguem com rapidez às empresas associadas, a entidade mantém o envio regular de e-mails com os comunicados importantes e também encaminha mensalmente este boletim informativo, que reúne os principais acontecimentos da Associação, do setor florestal de modo geral e das associadas. Além disso, o site é atualizado diariamente com as principais notícias do meio.  

Defesa - “É dessa forma que a Apre trabalha para defender os interesses de seus associados junto aos poderes públicos e privados, no âmbito estadual e nacional, em busca do reconhecimento da importância social, econômica e ambiental das atividades do setor florestal”, destaca Ailson Loper, gerente executivo da Apre. (Assessoria de Imprensa da Apre)

apre 20 10 2017

 

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to LinkedIn

Últimas Notícias