cabecalho informe

COCAMAR/PLURICOOP: Poder público e cooperativas se unem em programa de capacitação

Preparar profissionais cooperados das cooperativas de catadores da cidade para que desenvolvam a prática do empreendedorismo. Essa é, em síntese, a proposta do Programa de Capacitação de Empreendimento de Catadores que a Prefeitura de Maringá lançará no dia 14 de novembro, às 17h, no Auditório Hélio Moreira. A iniciativa, fruto de parceria do poder público municipal com as cooperativas Cocamar e Pluricoop, de Maringá, tem o apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop/PR) e do Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Paraná (Ocepar).

Empreendimentos credenciados - A diretora de Coleta Seletiva da Prefeitura, Aline Gava, informa que o município conta com 7 empreendimentos credenciados, das quais 6 cooperativas e uma associação. Segundo ela, é a primeira vez que se realiza uma capacitação específica sobre o tema, sendo o público-alvo formado por cerca de 120 profissionais cooperados. “O objetivo é promover o desenvolvimento e o fortalecimento das cooperativas de catadores”, pontua Aline.

Autoridades - A solenidade deverá contar com a presença de autoridades municipais, autoridades e lideranças cooperativistas, entre as quais o presidente do Sistema Ocepar/Sescoop, José Roberto Ricken, o presidente do Conselho de Administração da Cocamar, Luiz Lourenço e lideranças da Coopercentral, que representa os empreendimentos de catadores em Maringá.

Melhor sistema do Brasil - “O Paraná possui o melhor sistema cooperativista do Brasil, envolvendo aproximadamente um milhão de pessoas, na soma de todos os ramos. É preciso oferecer condições para que ele se desenvolva em todos os segmentos. E a Cocamar tem orgulho de ter tomado a iniciativa em participar dessa parceria”, afirma Luiz Lourenço.

Elaboração - O programa foi elaborado pela Prefeitura e a Pluricoop. Fundada em 2016, essa cooperativa reúne profissionais especializados na prestação de serviços para empresas e organizações cooperativistas, sendo a única com esse formato no Paraná. De acordo com a presidente da entidade, Cleide Bulla, a capacitação será subdividida em módulos com foco em temas como cooperativismo, aspectos legais e senso de pertencimento, finanças, contabilidade, relações interpessoais e cidadania. Ainda no dia 14, como parte da programação, haverá uma palestra motivacional com Benedito Nunes, diretor-executivo do Movimento da Felicidade de Belo Horizonte (MG). (Imprensa Cocamar / Pluricoop)

 

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to LinkedIn

Últimas Notícias