cabecalho informe

RAMO CRÉDITO: Seminário internacional discute desafios e tendências do setor, em Curitiba

Cerca de 60 pessoas participaram do III Seminário Internacional de Cooperativismo de Crédito, realizado sexta-feira (10/11), no auditório Thomas Morus da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), em Curitiba. O coordenador do curso de Mestrado Profissional de Gestão em Cooperativas da PUCPR, professor Alex Antonio Ferraresi, e o superintendente do Sescoop/PR, Leonardo Boesche, fizeram a abertura do evento. Estiveram em debate temas relacionados à governança, desempenho, responsabilidade social e tendências estratégicas, entre outros. A programação foi destinada a dirigentes e representantes de cooperativas de crédito, alunos do Mestrado Profissional de Gestão em Cooperativas, pesquisadores, professores e demais interessados no assunto.

Palestras - A primeira palestra foi ministrada pela gerente de projeto regional para a América Latina e o Caribe da Confederação Alemã das Cooperativas (DGRV), Camilla Japp, que falou sobre a DGRV e a organização do setor cooperativo na Alemanha, destacando a história de sucesso do ramo crédito naquele país. Depois, o representante do Dortmunder Volksbank, Uwe Böner, discorreu sobre o associativismo e cooperativismo na Alemanha e na Europa. Houve ainda a participação de profissionais de cooperativas parceiras, que mostraram a experiência do Paraná. O diretor de operações do Bancoob, Enio Meinen, foi convidado a fazer uma explanação sobre os progressos e novos desafios do cooperativismo financeiro. Já Enrico Dalla Riva, do Banco Central do Brasil, abordou a responsabilidade socioambiental das cooperativas de crédito. A professora da Universidade Federal de Minas Gerais, Valéria Gama Fully Bressan, apresentou uma análise de desempenho e eficiência das cooperativas de crédito, encerrando o evento.

Promoção - O seminário foi promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Gestão de Cooperativas (PPGCoop) da Escola de Negócios da PUCPR, com apoio do Sistema Ocepar, Sicredi, CrediBRF, Ricardo Coelho Consult e Souza & De Lourenzi Advogados Associados.

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to LinkedIn

Últimas Notícias