cabecalho informe

COP23 I: Emissões globais de dióxido de carbono voltam a crescer

cop23 I 14 11 2017Após ter ficado estável nos últimos três anos, as emissões de dióxido de carbono (CO2) devem fechar o ano de 2017 com aumento de 2% no mundo, segundo uma projeção divulgada nesta segunda-feira (13/11) por cientistas, durante negociações sobre o Acordo de Paris na COP23, realizada em Bonn, na Alemanha.

Projeção - A projeção, elaborada pelo Global Carbon Project, marca um revés em relação aos objetivos globais para conter as emissões responsáveis pelo aumento de chuvas que causam inundações, ondas de calor e elevação do nível do mar. “As emissões de dióxido de carbono aparentemente estão subindo de maneira forte de novo. Isso é muito desapontador”, disse uma das pesquisadoras do estudo, Corinne Le Quere.

Razões - Segundo o estudo, as emissões estão aumentando por uma série de razões, entre elas o aumento mais rápido do que o esperado de emissões na Índia e na China, além de uma redução aquém da expectativa nos Estados Unidos e na Europa.

Compromissos - “Os compromissos globais assumidos em Paris em 2015 para reduzir as emissões ainda não estão sendo acompanhados por ações práticas", diz Glen Peters, diretor de pesquisa da Cicero e um dos autores da projeção. "É muito cedo para proclamar que derrubamos uma barreira e iniciamos a jornada para zerar as emissões.” (Valor Econômico, com agências internacionais)

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to LinkedIn

Últimas Notícias