cabecalho informe

ENCONTRO ESTADUAL XII: Instituições ressaltam resultados de ações conjuntas com cooperativas paranaenses

encontro estadual 08 12 2017Dirigentes de entidades e de instituições, que prestigiaram a realização do encontro Estadual de Cooperativistas Paranaenses nesta sexta-feira (08/12), enalteceram  os resultados originados com a  parcerias estabelecidos com o Sistema Ocepar. Segundo o presidente da Federação do Comércio do Paraná (Fecomércio), Darci Piana,  as cooperativas têm participação decisiva para o desenvolvimento socioeconômico do Paraná. Para o presidente da Agência Paraná de Desenvolvimento (APD), Adalberto Netto, as cooperativas paranaenses são modelo para o Brasil e para o exterior.  E de acordo com o diretor de operações do Sebrae/PR, Julio Cezar Agostini, o benefício da parceria entre a instituição e cooperativas se estende à sociedade em geral.

Resultado - Piana diz que a Fecomércio “desenvolve um trabalho muito grande com a Ocepar e também a Faep (Federação da Agricultura do Estado do Paraná), porque, a soma dos recursos do setor agropecuário é que tem sustentado a economia do nosso estado.  E quando essas pessoas ganham dinheiro, gastam no comércio, ou seja, quando a agropecuária vai bem, o comércio também vai bem.  Daí a necessidade desse trabalho em conjunto”.

Exemplo – Para o presidente da Fecomércio, o setor cooperativo paranaense é muito organizado e tem sido exemplo para o Brasil e para o mundo. “Por um lado, ficamos orgulhosos de estar neste estado e ser parceiro do setor produtivo, principalmente das cooperativas. Por isso, ficamos contentes em ver este encontro comemorando os resultados positivos neste final de ano.”

Resultados – Netto disse que a APD firmou acordo com a Ocepar em 2016. “Somos grandes parceiros e trabalhamos forte para  desenvolver as cooperativas,  não só as agropecuárias, mas as de  vários setores.” Em sua avaliação, o setor cooperativo paranaense é muito importante para o desenvolvimento socioeconômico do estado, a ponto de ter se tornado referência não só para o Brasil, mas para o mundo.  

Perfeita – Agostini enfatizou que o trabalho entre as cooperativas e o Sebrae/PR “é uma parceria perfeita porque se preocupam muito com o desenvolvimento dos territórios do desenvolvimento local”. E destacou, entre as parcerias, o Programa Internacional  de Formação de Lideranças, que visa ao desenvolvimento de lideranças cooperativistas com visão internacional. Lembrou que o Sebrae concluir trabalho de encadeamento produtivo com a Cocamar, em que 55 microempresas fornecedoras da cooperativa aumentaram o faturamento em mais de  20% ao ano durante a crise.

Crédito – Agostini afirmou ainda que o Sebrae tem também um trabalho de muita sinergia com as cooperativas de crédito, gerando competitividade para o negócio do setor. “É um trabalho fantástico, porque, nesses dois últimos anos de crise, enquanto grandes bancos deixaram de emprestar para as pequenas empresas, as cooperativas de crédito aumentaram em 32% o financiamento para este segmento.”     

 

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to LinkedIn

Últimas Notícias