Início Sistema Ocepar Comunicação Informe Paraná Cooperativo Últimas Notícias ENCONTRO ESTADUAL VII: Protocolo de intenções é assinado com o BRDE

 

 

cabecalho informe

ENCONTRO ESTADUAL VII: Protocolo de intenções é assinado com o BRDE

O Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Paraná (Ocepar) e o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) assinaram, nesta sexta-feira (08/12), no Encontro Estadual de Cooperativistas Paranaenses, em Curitiba, um protocolo de intenções com o objetivo de fortalecer a economia cafeeira do Paraná, implementar ações conjuntas para o credenciamento do BRDE como agente financeiro do Funcafé (Fundo de Defesa da Economia Cafeeira) e divulgar a oferta dos recursos disponíveis às cooperativas e aos seus cooperados. De janeiro a novembro 2017, foram liberados R$ 3 bilhões do Fundo aos agentes financeiros, o que representou 65,6% do total de R$ 4,60 bilhões repassados na atual safra cafeeira. O Paraná é o sexto maior produtor brasileiro com área plantada de café. Em 2017, foram cultivados 46 mil hectares e produzidas 1,25 milhão sacas de 60 quilos de café beneficiado, ou seja, 3% da safra nacional.

Procedimentos - Logo que o banco for credenciado como agente financeiro do Funcafé, a Ocepar e o BRDE vão formalizar os procedimentos a serem adotados para o repasse dos recursos às cooperativas e seus cooperados e estabelecer instrumento próprio para regular a atuação conjunta das entidades. “Essa parceria faz com que tenhamos mais comprometimento nessa relação de trabalho das cooperativas, da Ocepar e BRDE com o Ministério da Agricultura. O Funcafé, que hoje já é demandado de uma forma bastante significativa em outras regiões do país, em especial Minas Gerais e Espírito Santo, poderá ter uma presença de liberação de recursos mais forte para a nossa cafeicultura, que também tem importância para o PIB agropecuário do nosso Estado. Por isso, nós só temos a comemorar a assinatura desse protocolo de intenções”, disse o presidente do BRDE, Orlando Pessuti.

Assinatura – O protocolo de intenções foi assinado pelo presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, e pelo e governador Beto Richa, e pelo BRDE, o diretor-presidente do BRDE, Olando Pessuti, o diretor Financeiro, Odacir Klein, e o diretor de operações, João Luiz Agner Regiani.

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to LinkedIn

Últimas Notícias