Início Sistema Ocepar Comunicação Informe Paraná Cooperativo Últimas Notícias SHOW RURAL I: Em visita à feira, Beto Richa ressalta importância dessa vitrine tecnológica para o agronegócio

 

 

cabecalho informe

SHOW RURAL I: Em visita à feira, Beto Richa ressalta importância dessa vitrine tecnológica para o agronegócio

O governador Beto Richa esteve na manhã desta terça-feira, 5, na área onde há 30 anos acontece o Show Rural Coopavel. Ao lado da vice-governadora Cida Borghetti, de secretários de Estado, deputados e prefeitos, o governador foi recebido pelo presidente da Coopavel, Dilvo Grolli, e pelo prefeito Leonaldo Paranhos. Além de visitar alguns estandes, entre os quais, do Sistema Ocepar, onde sua comitiva foi recebida pelo presidente José Roberto Ricken, Beto Richa concedeu entrevista coletiva à imprensa na sala da diretoria na administração do Show Rural Coopavel.

Vitrine tecnológica – Na ocasião, falou sobre o papel que as feiras de tecnologia tiveram para que o Paraná se tornasse hoje um dos mais relevantes celeiros agrícolas do Brasil.  “O Show Rural Coopavel é uma vitrine tecnológica que nos orgulha, que mostra o que há de melhor, mais moderno e necessário para produzirmos grandes safras”. Beto renovou compromissos com quem trabalha e produz e que, conforme ele, formam a economia de um dos estados mais pujantes do País. O governador falou também sobre incentivos à agropecuária, de programas de preservação de solos e águas e de parcerias pela elevação da produtividade.

Tratores - Ao lado do superintendente estadual Marcelo Palhano e de outros diretores da instituição, Beto assinou parceria com o Banco do Brasil para liberar mais financiamentos para o Trator Solidário, programa que empresta recursos a taxas e a prazos diferenciados para a aquisição de tratores e máquinas por minis e pequenos produtores rurais. O projeto, que envolve também o Instituto Emater, a Secretaria de Estado da Agricultura e a Agência de Fomento do Paraná, já liberou 9.813 unidades desde que foi criado – volume perfaz mais de R$ 540 milhões em investimentos. “E a previsão é para muito mais”, conforme o governador.

Levando soluções para o campo - O diretor da New Holland (que também é parceira no Trator Solidário), Alexandre Blasi, destacou que o programa leva soluções e tecnologias a agricultores que precisam de aliados para elevar as suas produções. “Não seríamos a economia que somos se não fosse o campo. Foi-se o tempo da força bruta. Hoje vivemos a era das máquinas, da tecnologia e da eficiência”, disse o secretário da Agricultura Norberto Ortigara. O prefeito Leonaldo Paranhos citou investimentos na recuperação de 900 quilômetros de estradas e da pavimentação, em quatro anos, de 200 quilômetros de vias rurais em parceria com a Itaipu.

Atenção ao agronegócio - Palhano, do Banco do Brasil, diz que a instituição há 200 anos é parceira de quem trabalha e que ela sempre garantiu destaque especial ao agronegócio. O presidente do Show Rural Coopavel, Dilvo Grolli, falou da tecnologia como um instrumento gerador de riquezas. “As produções eram bem menores há três décadas. Na soja, a produtividade era de 25 e agora é de 70 sacas por hectare, e no milho era em média de 60 e já alcançamos 200. E os avanços mostrados nesta feira já garantem mais 20% de elevação da produtividade nas nossas principais commodities”, ressaltou o presidente do Show Rural Coopavel. (Com informações Assessoria Coopavel)

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to LinkedIn

Últimas Notícias