Início Sistema Ocepar Comunicação Informe Paraná Cooperativo Últimas Notícias AGROINDÚSTRIA: Representantes discutem regras para máquinas e equipamentos do setor frigorífico

 

 

cabecalho informe

AGROINDÚSTRIA: Representantes discutem regras para máquinas e equipamentos do setor frigorífico

Representantes da subcomissão que debate questões referentes à Norma Regulamentar 36 (NR-36), que trata da regulamentação de máquinas e equipamentos utilizados na indústria frigorífica brasileira, reuniram-se nesta quarta-feira (07/02), na sede do Sistema Ocepar, em Curitiba. O grupo discutiu temas referentes ao maquinário industrial e as devidas regulamentações necessárias. O assessor jurídico e sindical da Fecoopar (Federação e Organização das Cooperativas do Paraná), Graziel Pedrozo de Abreu, acompanhou a reunião.

Reuniões - Segundo o coordenador da subcomissão, Moacir José Cerigueli, o grupo reúne-se cerca de cinco vezes ao ano, e ontem foi a reunião com os representantes da indústria de máquinas, dos frigoríficos e cooperativas, que são as empresas que adquirem esses equipamentos. “A subcomissão está ligada a uma comissão que é comandada pelo Ministério do Trabalho. Existe uma comissão maior que estuda toda a parte de regulamentação da NR-12, que é a regulamentação de máquinas e equipamentos no Brasil. Como o setor frigorífico tem a NR específica, que é a NR-36, e tem máquinas muito específicas, foi criada uma subcomissão para regulamentar as máquinas frigoríficas dentro do segmento”, explica.

Normas aplicáveis - “O que a gente procura promover aqui, nas discussões com os fabricantes, é analisar quais seriam as normas aplicáveis, quais seriam os regulamentos que seriam passíveis de serem adotados sem abrir mão da segurança do trabalhador, que é fundamental, mas, ao mesmo tempo, dar segurança jurídica para as empresas, tanto para o fabricante quanto para quem compra suas máquinas”, conclui Cerigueli. Entre as instituições que fazem parte da subcomissão, estão, além da Fecoopar, a Confederação Nacional da Indústria (CNI), a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), entre outras. Também participam indústrias frigoríficas e cooperativas do setor agropecuário.  

 

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to LinkedIn

Últimas Notícias