cabecalho informe

SHOW RURAL II: Entidades de ciência, tecnologia e inovação firmam parceria para ações no Oeste do Paraná

show rural II 09 02 2018Dirigentes do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), Itaipu, Parque Tecnológico de Biociências de Toledo (Biopark), Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás) e do Sistema Regional de Inovação do Oeste do Paraná, ligado ao Programa Oeste em Desenvolvimento, assinaram na manhã de quarta-feira (07/02), no Show Rural, um termo de cooperação para a realização de atividades conjuntas na região Oeste do Paraná.

Ações - Os projetos em parceria privilegiarão atividades de pesquisa, desenvolvimento e transferência de tecnologia nos campos da agricultura, meio ambiente, meteorologia, fruticultura, produção leiteira, biogás, biofertilizantes e alimentos nutracêuticos.“Essa é uma iniciativa agregadora, de inteligência articulada, temos a chance histórica de avançar muito mais na produção do conhecimento e sua incorporação no campo. Tudo o que vemos no Show Rural vai chegar na roça”, disse o secretário de agricultura e abastecimento Norberto Anacleto Ortigara.

 

Impulso à inovação - Florindo Dalberto, diretor-presidente do Iapar, disse que a consolidação das parcerias dá impulso à ideia de inovação com sustentabilidade. “Acredito que esta articulação institucional que se faz aqui é a coisa mais importante do Show Rural 2018”, afirmou. Danilo Vendrusculo, do Programa Oeste em Desenvolvimento, definiu o momento como um passo inicial. “Vocês não fazem ideia do que o Oeste do Paraná será nos próximos dez, quinze anos em termos de desenvolvimento”, resumiu. O Seminário de Inovação foi realizado na Casa do Iapar no Show Rural e reuniu cerca de 60 pessoas.

 

 

Presenças - Estiveram presentes o Secretário de Agricultura e Abastecimento, Norberto Ortigara; Luiz Donaduzzi, presidente do Biopark; Newton Luiz Kaminski, diretor de coordenação de Itaipu; Danilo Vendruscolo, presidente do Programa Oeste em Desenvolvimento; Claudecir dos Santos, coordenador do Sistema Regional de Inovação do Oeste do Paraná; Rafael de Aguiar Gonzales, do Cibiogás; Marcos Brambila, vice-presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Paraná (Fetaep); Evandro Razzoto, da Secretaria de Ciência e Tecnologia do Paraná (Seti), além de pesquisadores, autoridades, lideranças e dirigentes de entidades do setor de ciência, tecnologia e inovação. (Assessoria Show Rural)

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to LinkedIn

Últimas Notícias