Início Sistema Ocepar Comunicação Informe Paraná Cooperativo Últimas Notícias INTEGRADA: Dia de Campo traz soluções para controle de nematoides

 

 

cabecalho informe

INTEGRADA: Dia de Campo traz soluções para controle de nematoides

A incidência de nematoides no Norte do Paraná tem preocupado os produtores da região. Comum no Centro Oeste brasileiro, os nematoides são parasitas que afetam diretamente os índices de produtividade das lavouras de soja. Uma alternativa para o combate ao problema foi apresentada no dia de campo da regional Londrina, ocorrido na última quinta-feira (15/02), no município de Ibiporã.

Planta - Os técnicos da Integrada prepararam no meio das estações contendo variedades de soja, o plantio da crotalaria, planta que ajuda a combater os nematoides. Aleandro Carvalho, coordenador técnico da regional Londrina, afirma que a ocorrência com nematoides tem aumentado muito no Norte do Paraná. Aleandro explica que a crotalaria é uma planta que libera substâncias que controlam os parasitas. “Trouxemos aqui no dia de campo uma opção para o produtor controlar nas áreas em que ele está com problema”, observa o técnico.

Novidades - O cooperado Sidney Arabori, encontrou no dia de campo novidades que nunca tinha visto, como o uso da crotalaria. “Vou plantar em minhas áreas porque tenho problemas com nematoides, pois é de difícil controle. No Mato Grosso já fazem o plantio e por aqui o pessoal não tem muita noção disso”, observa Arabori. O sojicultor explica que uma ideia é tirar a soja verão mais cedo e plantar a crotalaria.

Manejo - O coordenador técnico da Integrada observa que a crotalaria tem várias maneiras de se trabalhar. Ou plantar só ela em forma de rotação de cultura, mas o produtor terá que deixar de plantar soja ou milho naquela área, ou pode fazer consórcio com milho verão. “Mas a crotalaria precisa ser trabalhada no verão”. Mas o investimento, vale a pena.

Controle - Aleandro completa que se o produtor controlar no início, ele evitará problemas na próxima safra. “Se o agricultor não cuidar, os nematoides poderão ser espalhados pelas máquinas para outras áreas”. O controle com o plantio da crotalaria, alerta Aleandro, se for feito no início, será efetuado em uma área pequena, pois se o produtor deixar, terá que fazer em uma área muito maior no futuro.

Variedades - O dia de campo da regional Londrina contou com mais de 20 variedades de soja de alta tecnologia. O coordenador técnico afirma que foi um dia de campo simples, mas com bastante informação. Além das variedades, foram apresentadas no dia de campo assuntos relacionados a população de plantas, velocidade de plantio, matéria orgânica no solo, entre outros.Sinésio de Souza, agricultor da região, visualizou diferentes variedades que o agradou. PMG 7067 Pro foi uma delas pelo destaque das vagens vista em campo em relação as outras, pelo ciclo longo, entre outras características. “Eu sou meio cuidadoso, mas todo ano inovo. Na maioria, sempre acerto”, finaliza. (Assessoria Integrada)

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to LinkedIn

Últimas Notícias