Início Sistema Ocepar Comunicação Informe Paraná Cooperativo Últimas Notícias UNIPRIME PIONEIRA DO PR: Sustentabilidade e inovação são os pilares da nova sede

 

 

cabecalho informe

UNIPRIME PIONEIRA DO PR: Sustentabilidade e inovação são os pilares da nova sede

O pioneirismo que sempre acompanhou a conduta da Uniprime Pioneira do Paraná ao longo dos seus 22 anos de existência não poderia deixar de estar presente na concepção da nova obra, inaugurada no dia 2 de março, em Toledo, Oeste do Paraná. Um projeto que demonstra, em estrutura física, o diferencial da cooperativa de crédito para seus cooperados, que recebem um espaço confortável e apto a atender suas demandas; para os colaboradores, que irão desempenhar suas funções em um ambiente que visa o bem-estar laboral; e para a comunidade, que interage com uma obra que respeita o meio ambiente. 

Sustentabilidade ambiental - A sustentabilidade ambiental, aliás, foi o alicerce de todo o projeto que abriga a agência de Toledo e a regional da singular. O edifício de aproximadamente dois mil metros quadrados, dividido em quatro pavimentos, foi construído visando à eficiência energética, o uso racional de água e luz por meio de modernos equipamentos e automação. “O projeto nasceu da necessidade de um espaço físico maior, mais moderno e funcional. Seu conceito inicial, do uso de tecnologias auto pagáveis, evoluiu para algo que demonstrasse nosso diferencial como empresa, sobretudo, na condição de empresa cooperativa que tem entre os seus princípios o interesse pela comunidade, e encontrou na ideia da sustentabilidade ambiental sua âncora”, argumentou o presidente da Uniprime Pioneira do Paraná, Orley Campagnolo.

Inauguração marca o momento - A noite do dia 2 de março marcou, com o simbolismo que a data merecia, uma nova fase à Uniprime Pioneira do Paraná. Repleta de energia, magia e encantamento, os convidados foram recepcionados em frente à obra para celebrarem, junto com colaboradores e diretores, esse momento histórico: música ao vivo, finger foods, foto interativa, bebidas e drinks compuseram o cenário ideal para a interação.

Presença - O cerimonial contou com a presença de autoridades políticas, de organizações cooperativas parceiras e da Central Uniprime. As falas enalteceram a grandiosidade e a sua contribuição com a preservação dos recursos naturais.

Divisor de águas - “Este ato marca um divisor de águas na história da nossa cooperativa. Testemunhamos a eclosão de uma nova era, simbolizada com esta construção que traduz a preocupação com o futuro e com a perenidade dos negócios e da sociedade”, disse Orley, emocionado, em seu discurso.

Homenagens - A cooperativa homenageou, ainda, pessoas importantes que fizeram parte da realização do projeto, como a arquiteta Andrea Becker, o mestre de obras Nelson Rodrigues Rodrigues, a gerente Administrativo e Financeiro da Uniprime Pioneira do Paraná, Viviane Sotoriva Cappellesso, e a secretária executiva Danielle Nacamura Maronese.

Totem - Um dos momentos mais especiais da noite foi a apresentação do totem ao público pelo presidente e diretores da cooperativa. “Todo conceito colocado dentro dessa obra foi de criar um ambiente salubre não só dos colaboradores, mas também para nossos cooperados que frequentam diariamente a agência”, destacou o diretor superintendente, Hiroshi Nishitani. “Representa mais um passo de grande sucesso para fazer negócios com os cooperados não só em termos financeiros, mas de relacionamento”, complementou o diretor operacional, Valdomiro Vendramini.

Circo - Em seguida, artistas do Circo Ático performaram em tecidos e patinadores de São Paulo interagiram com os integrantes do grupo Felchak de Curitiba, em uma apresentação de dança e música que resumiu o tema da inauguração: a eclosão.

Detalhes - As portas da agência foram abertas e os convidados conheceram de perto os detalhes que fazem dessa edificação diferenciada. “Não queremos ser admirados apenas como instituição que atende com excelência. Sinalizamos, com esta obra, nosso compromisso inequívoco com a nova realidade e, ao abraçar a causa da sustentabilidade ambiental, queremos ser espelho para nossas comunidades, inspirando pessoas e empresas para um mundo melhor e mais justo”, enalteceu Orley.

Os quatro grandes pilares - Com uma obra à frente de seu tempo, construída seguindo os padrões estabelecidos pela certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design) de sustentabilidade, a Uniprime estruturou o projeto em quatro principais pilares:

1 - Ser eficiente, consumindo menos água e energia

Para concretizar este objetivo, foram utilizadas tecnologias inovadoras de automação nos processos de climatização, iluminação, ambientação mobiliária e qualidade do ar. Toda a água pluvial captada será utilizada na própria edificação, não apenas para irrigação e limpeza, mas na descarga dos sanitários – um dos principais vilões do consumo de água em um prédio com essas características.

2 - Fornecer conforto, bem-estar e saúde aos seus ocupantes

A arquitetura moderna e bioclimática proporciona um ambiente confortável, de bem-estar físico e emocional, para que o cooperado e colaborador sintam-se em casa. Um incentivo à novas oportunidades de negócio, maior satisfação e produtividade dos colaboradores e valorização de seu entorno e da cidade de Toledo como um todo. Com o controle de CO2 do ar, por exemplo, é possível minimizar os impactos negativos que o excesso do gás provoca no desempenho de uma pessoa.

3 - Utilizar materiais de forma inteligente, conservando recursos naturais

A adoção de materiais como sistema drywall, sensores de nível de água nas caixas da água, sistema de iluminação priorizando a luz natural e radiação solar, controle dos níveis de CO2 do ar, climatização de acordo com a necessidade específica de refrigeração, placas fotovoltaicas de energia renovável, vidros especialmente produzidos para retenção de luminosidade sem absorção de carga térmica, entre as inúmeras iniciativas adotadas, colabora com a redução anual de 80% no consumo de água e 70% no de energia, gerando também benefícios financeiros para a cooperativa.

4 - Reduzir o seu impacto e agregar valor à comunidade

O uso de pré-moldados para reduzir o volume de resíduos de construção, a escolha de fornecedores em um raio de distância para minimizar a emissão de poluentes no transporte e deslocamento de materiais, a harmonia com o terreno, a escolha por tapumes coloridos, que promoveram a interação com a comunidade em uma intervenção artística, o espaço reservado para a exposição de obras de artes de artistas locais e regionais com iluminação cênica, são algumas das medidas tomadas desde a concepção até a entrega da nova sede visando o respeito e a geração de valores para a comunidade.

Sobre a Uniprime - A Uniprime Pioneira do Paraná é uma cooperativa de crédito com 22 anos de história. Foi a pioneira em seu segmento neste Estado e desde então atua na oferta de crédito e serviços de forma mais simples e vantajosa, por meio de um atendimento personalizado, moldado às necessidades dos cooperados. Conta com nove agências distribuídas nas cidades de Toledo, Assis Chateaubriand, Marechal Cândido Rondon, Medianeira, Ubiratã, Goioerê, Palotina, Guaíra e Santa Helena. (Imprensa Uniprime Pioneira do Paraná)

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to LinkedIn

Últimas Notícias