cabecalho informe

PUBLICAÇÃO: Cooperativismo de crédito é tema de livro em inglês

publicacao 12 03 2018As práticas exitosas do cooperativismo financeiro do Brasil, país em que as cooperativas de crédito mais têm crescido ao redor do mundo, são apresentadas no livro Cooperativismo financeiro: virtudes e oportunidades. Ensaios sobre a perenidade do empreendimento cooperativo, escrito pelo diretor de operações do Banco Cooperativo do Brasil (Bancoob), Ênio Meinen.

Lançamento - O livro acaba de ser lançado pela Editora Confebras, em parceria com a MasterCard, é o primeiro tratar do cooperativismo de crédito brasileiro escrito em língua inglesa. O título, na língua germânica, é: Financial cooperativism: virtues and opportunities. Essays on the endurance of cooperative entreprise.

Campo conceitual e estratégico - A obra está situada mais no campo conceitual e estratégico, dedicando-se a conteúdos predominantemente estratégicos. O autor aborda inúmeros aspectos da pauta global do setor, e, ainda, temas como os impactos socioeconômicos e as razões da presença do cooperativismo, incluindo seus diferenciais competitivos; a resiliência das cooperativas financeiras em tempos de crise; o relacionamento com o governo e o marco regulatório; a governança; os conflitos entre a atuação sistêmica e a autonomia cooperativa.

Mensagem central - Como mensagem central, o autor exalta os méritos doutrinários e práticos do empreendedorismo cooperativo e convida os leitores cooperativistas de todos os continentes a refletirem sobre um conjunto de novos paradigmas que, nos mais diferentes países que o acolhem, desafiam a sustentabilidade desse singular e relevante modelo socioeconômico.

Sobre o autor - Ênio Meinen, diretor de operações do Bancoob, tem 34 anos de militância no cooperativismo financeiro e assina 15 outras publicações voltadas à cooperação. Tem larga experiência acadêmica dentro e fora do Brasil.

Como adquirir - O livro pode ser adquirido diretamente na editora Confebras, pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. , pelo valor de R$ 100,00 o exemplar. Os recursos líquidos arrecadados, por decisão do autor, serão integralmente destinados a projetos sociais. (Informe OCB)

 

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to LinkedIn

Últimas Notícias