Início Sistema Ocepar Comunicação Informe Paraná Cooperativo Últimas Notícias REUNIÃO OCEPAR I: Ministério da Agricultura pede sugestões das cooperativas para o Plano Agrícola e Pecuário 2018/19

 

 

cabecalho informe

REUNIÃO OCEPAR I: Ministério da Agricultura pede sugestões das cooperativas para o Plano Agrícola e Pecuário 2018/19

O Plano Agrícola e Pecuário da Safra 2018/19 (PAP) foi um dos assuntos tratados na reunião de diretoria do Sistema Ocepar, na manhã desta segunda-feira (12/03), na sede da entidade, em Curitiba. Convidado a falar sobre o tema, o diretor do Departamento de Crédito e Estudos Econômicos da Secretaria de Política Agrícola do Ministério da Agricultura e Abastecimento (SPA/Mapa), Wilson Vaz de Araújo, contou que o Mapa está num momento de ouvir os produtores e entidades que representam o setor. “Estamos intensificando as discussões com as entidades representativas porque essa é a hora de fazermos as correções de rumo, avaliar como estão funcionando atuais mecanismos e políticas de apoio e, na medida do possível e a partir das sugestões encaminhadas, tentar viabilizar as demandas que chegam até o governo”, disse. “E nesse ambiente da Ocepar, temos sempre muitas soluções para nos ajudar na construção do Plano”, completou. 

Avanços Vaz de Araújo lembrou que o Plano Agrícola Pecuária é um instrumento importante de apoio ao custeio e comercialização da produção agropecuária brasileira, tanto que a tomada de crédito agrícola vem numa trajetória crescente no país. Como exemplo, ele citou o balanço divulgado na última sexta-feira (09/03), pela Secretaria de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, mostrando que médios e grandes produtores rurais tomaram R$ 92,1 bilhões em empréstimos por meio do crédito oficial na atual temporada agrícola 2017/2018. O montante referente aos financiamentos para as atividades de custeio, comercialização, industrialização e investimento entre julho do ano passado e fevereiro deste ano representa aumento de 12,4% em relação ao que foi contratado em igual período da safra anterior. O valor é liderado pelos financiamentos para comercialização e investimentos, cuja expansão foi, respectivamente, de 32,7% e de 25,3%.

Demandas – O diretor do Mapa veio ao Paraná a convite da Ocepar e da OCB. Pela manhã, ele participou da reunião de diretoria da Ocepar e, no período da tarde, estará na reunião do Grupo de Trabalho de Crédito Rural da OCB, que também acontece na Ocepar. Nas duas oportunidades, a ideia é apresentar à Vaz de Araújo as demandas do setor cooperativo para o PAP 2018/19, entre as quais, a redução na taxa de juros (custeio) em 3 pontos percentuais (curto prazo), ou seja, que seja praticada uma taxa de 5,5% para a agricultura comercial e 5% para os médios produtores beneficiados no âmbito do Pronamp. Outros pontos apresentados pelas cooperativas incluem a não indexação da taxa de juros, e o fortalecimento dos programas das cooperativas (Prodecoop e Procap Agro), e a disponibilidade de crédito para industrialização.

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to LinkedIn

Últimas Notícias