Início Sistema Ocepar Comunicação Informe Paraná Cooperativo Últimas Notícias DIA DO BIBLIOTECÁRIO: Encontro de profissionais teve palestras, roda de conversa e confraternização em Curitiba

 

 

cabecalho informe

DIA DO BIBLIOTECÁRIO: Encontro de profissionais teve palestras, roda de conversa e confraternização em Curitiba

Em comemoração ao Dia do Bibliotecário, o Conselho Regional de Biblioteconomia da 9ª Região (CRB-9) promoveu, na tarde desta segunda-feira (12/3), evento reunindo 45 profissionais, que também visou ao fortalecimento da profissão no estado.  Realizado no auditório do Sistema Ocepar, o encontro teve palestras, homenagens e roda de conversa sobre bibliotecas escolares, universitárias e profissionais.

Quadro – No Paraná, atualmente, há 780 bibliotecários ativos, segundo o presidente do CRB-9, Adriano Lopes. A tendência é de aumento deste número nos próximos anos em cumprimento à Lei nº 12.244/2010, que prevê a universalização das bibliotecas nas instituições de ensino do país. Lopes lembra que, até 2020, cada escola terá de ter uma biblioteca com, ao menos, um título de livro por aluno e um bibliotecário. Em cumprimento à lei, por exemplo, o governo estadual terá de contratar 520 bibliotecários. “Atualmente, há apenas um profissional, lotado na Secretaria da Educação”, informa. 

Atividades – No programa do encontro em comemoração ao Dia do Bibliotecário, a analista de desenvolvimento humano do Sescoop/PR, Fabianne Ratzke, abordou, em palestra, a educação cooperativa. Houve homenagem, com a entrega de certificados aos profissionais que atuaram ou ainda atuam no CRB-9. Também foi realizada a roda de conversa sobre bibliotecas com a participação das bibliotecárias e professoras Janice Colodel Costa, Célia Maria Peres Lacerda, Aulicéia Ricken e Wanda Maria Maia da Rocha Paranhos.

Registro – O presidente do CRB-9 lembrou aos participantes que o registro ativo mais antigo do Conselho é o número 68, da bibliotecária Sigrid Ritzmann, que não pode participar do evento por questão de agenda. Sigrid que dedicou mais de quatro décadas de sua vida profissional ao cooperativismo, sendo inclusive funcionária da Ocepar, teve seu trabalho reconhecido pelo Sistema Ocepar durante a realização do Encontro Estadual de Cooperativistas Paranaenses, em dezembro de 2017, quando recebeu a Medalha do Mérito Cooperativo.

Cooperativismo – O presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, e o superintendente da Fecoopar, Nelson Costa, pouco antes do encerramento do evento, destacaram a importância do cooperativismo para o desenvolvimento socioeconômico de vários ramos de atividades no estado e das comunidades onde estão inseridos. Afirmaram que, dentro do espírito cooperativista, a Ocepar está aberta para sediar outros encontros da categoria. E informaram que a entidade presta toda a assessoria a categorias interessadas na constituição de uma cooperativa.

Mobilização - A promoção do evento, além do CRB-9, também teve a participação do Sindicato dos Bibliotecários do Paraná, Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal do Paraná e Associação Bibliotecária do Paraná.

 

 

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to LinkedIn

Últimas Notícias