cabecalho informe

SICREDI UNIÃO I: Crianças de Ibiporã acampam no museu para aprender sobre o café

 

Cerca de 60 alunos da Escola Municipal Nelson Sperandio, de Ibiporã/PR, acamparam no gramado do Museu do Café na sexta-feira (13/04), em mais uma ação do Programa A União Faz a Vida (PUFV), da Sicredi União PR/SP. Para a expedição investigativa, chamada de "Uma Noite no Museu", os estudantes foram divididos em dois grupos: um deles percorreu o museu munido de lanternas e curiosidade; enquanto o outro ficou do lado de fora envolvido em brincadeiras, conto de histórias e “causos” da cidade com monitores da Secretaria de Cultura. Antes de dormir, todos participaram de uma ceia. Na manhã seguinte, na escola, depois do café da manhã, a tarefa dos alunos foi responder à pergunta exploratória “o que você aprendeu em uma noite no museu?”

 

Missão - A visita noturna ao museu tem a missão de ensinar a história do município para os alunos – que necessariamente aborda a colonização por meio da cafeicultura -, e foi proposta pelas professoras para tornar a experiência mais interessante e atrativa. A atividade foi acompanhada por uma equipe formada por cerca de dez pessoas, entre professoras, representantes das secretarias de Educação e Cultura e assessora pedagógica. 

 

Programa - O PUFV nasceu há 21 anos no Sistema Sicredi e propõe metodologia educacional de estímulo ao interesse pelo conhecimento, tornando os alunos protagonistas do processo de aprendizagem. Na área de abrangência da Sicredi União PR/SP, o Programa foi implantado há dez anos e apresenta resultados positivos, já que as mais de 160 escolas participantes, distribuídas em 29 municípios e três distritos, apresentaram melhora significativa no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), com crescimento médio de 30%, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

 

Capacitação - Para se ter ideia, somente a Sicredi União PR/SP, no ano passado, teve 2.257 educadores que participaram de 770 assessorias e oficinas de capacitação para atender mais de 23 mil crianças e adolescentes de escolas públicas, por meio de 775 projetos. Ao final do ano letivo também foram realizados 79 eventos de culminância, em que os alunos apresentaram os resultados do aprendizado. (Imprensa Sicredi União PR/SP)

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to LinkedIn

Últimas Notícias