cabecalho informe

ANUTEC BRAZIL: Inovação do campo à mesa

 

anutec 25 04 2018Há tempos que uma granja de criação de aves ou suínos deixou de ser um sinônimo de simplicidade. A revolução tecnológica atingiu todos os segmentos da sociedade, e no campo a história não é diferente. Controle artificial de temperatura nos criadouros, sistemas automatizados de alimentação e várias outras inovações vieram para ficar, aumentando a produtividade e barateando o custo do alimento no bolso do consumidor final.

 

Segurança alimentar - Até a questão de segurança alimentar vem ganhando com as novidades, pois a redução significativa do contato humano com os animais (associações já falam em alcançar ambientes 100% automatizados) tende a diminuir drasticamente os riscos de contaminação de um ao outro. As novidades vão muito além da criação. A indústria do processamento e de embalagem de carne está vivendo um momento muito positivo no que diz respeito ao uso de novas tecnologias. 

 

Exemplo - Um exemplo é o sistema de desossa de suínos desenvolvido pela multinacional Marel. Um transportador aéreo equipado com ganchos rotativos traz as peças de carne automaticamente para o ponto correto de corte, facilitando e agilizando o trabalho e reduzindo custos com mão de obra. Essa é uma das tecnologias que serão apresentadas durante a Anutec Brazil, feira para a indústria de carnes e proteína animal, que acontece de 07 a 09 de agosto, em Curitiba.

 

Embalagens - A parte de inovação em embalagens também será representada no evento. A brasileira Tecmaes, também expositora da feira, dispõe de um equipamento capaz de embalar até 1200 frangos por hora operado por um robô, dando um enorme salto na produtividade. Outro equipamento de destaque da companhia são as etiquetadoras automáticas, que etiquetam as embalagens sem as chances de erro humano.

 

Etapas essenciais - "Melhorar a qualidade e reduzir o custo do produto que chega ao consumidor final são etapas essenciais para fortalecer ainda mais o mercado de proteína animal brasileiro", diz Cassiano Facchinetti, diretor geral da Koelnmesse Brasil, organizadora da Anutec Brazil. "Realizamos o evento para que frigoríficos de todo o país conheçam o que está sendo desenvolvido para dinamizar um mercado tão importante para a economia brasileira", afirma.

 

Importância estratégica - De fato, fortalecer o mercado de proteína animal só traz ganhos para a economia nacional. O país já é o maior exportador mundial de carne bovina e de aves e vem mostrando crescimento anual no setor de suínos, com o Brasil já respondendo por 9% das exportações mundiais. Mas há espaço para crescer mais.

 

Oportunidade - "A expansão do mercado interno ainda é uma das grandes oportunidades da suinocultura", diz o presidente da ABCS (Associação Brasileira dos Criadores de Suínos), Marcelo Lopes. "Nossa carne suína é competitiva do ponto de vista de preço e qualidade, mas grande parte do mercado interno é de produtos industrializados, com alto valor agregado", afirma, indicando que o aumento do consumo in natura seria decisivo para o a expansão do setor.

 

Avicultura - Outro segmento de importância é o avícola, que gera cerca de 3,6 milhões de empregos diretos e indiretos, respondendo por quase 1,5% do PIB nacional, segundo dados da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA). Francisco Turra, presidente da associação, ressalta a importância de um evento que impulsiona o setor. "Destaque entre os mais importantes encontros do setor de alimentos do País, a ANUTEC BRAZIL reunirá players internacionais em uma das melhores oportunidades de negócios e de intercâmbio de informações para a cadeia produtiva de proteína animal", diz.

 

Desafio - Para Domingos Martins, presidente do Sindicato das Indústrias de Produtos Avícolas do Estado do Paraná (Sindiavipar), um dos grandes desafios do segmento hoje é justamente atender às exigências cada vez mais variadas do público. "Para isso, buscamos sempre evoluir nos quesitos qualidade, sanidade e tecnologia".

 

Parceiras - Essas são algumas das associações parceiras da Anutec. "O evento, extremamente tecnológico, reúne os protagonistas do setor no estado que é referência para o agronegócio, o que permite troca de informações e conhecimentos para a evolução do segmento", diz Martins. Para Lopes, da ABCS, a Anutec é "um importante colaborador do setor de proteína animal por se tratar de uma plataforma que atua junto à indústria brasileira e da América Latina, trazendo em seus eventos novidades, serviços e soluções nas áreas de embalagem, ingredientes e segurança alimentar, e com foco no processamento de proteína animal".

 

Contribuição - Ao oferecer um ambiente tão propício à inovação, a Anutec chega para contribuir ainda mais com o custo e a qualidade da carne consumida hoje no Brasil e em vários países do mundo, empoderando e enriquecendo uma cadeia produtiva que impacta diretamente na economia nacional.

 

Koelnmesse - Global Competence in Food and FoodTec - A Koelnmesse é líder internacional na implementação de feiras de alimentos e serviços e produtos relacionados a processamento de alimentos e bebidas. Feiras como a Anuga, a ISM - Feira Internacional de Doces e Biscoitos e a Anuga FoodTec são reconhecidas em todo mundo como líderes absolutas em seus setores. A Koelnmesse também organiza feiras líderes no setor de alimentos e bebidas em outros mercados emergentes no mundo todo, tais como: China, Índia, Tailândia, Turquia e Emirados Árabes Unidos. Com estas atividades globais, a Koelnmesse oferece aos seus clientes um completo portfólio de eventos qualificados, em diferentes mercados, que garantem uma rede de negócios sustentável e internacional. Mais informações: http://www.global-competence.net/food/

 

Sobre a Koelnmesse Brazil - Atualmente, a Koelnmesse organiza seis feiras no Brasil: a feira de moda infantil FIT 0/16, realizada duas vezes por ano em São Paulo; a Pueri Expo, Feira Internacional de Negócios em Puericultura, evento inspirado na maior feira de artigos infantis do mundo, a "Kind + Jugend"; o WellFood Ingredients, Summit Internacional de Ingredientes Funcionais e Nutracêuticos, e o lançamento Anufood Brazil, Feira Internacional Exclusiva para o Setor de Alimentos e Bebidas, inspired by Anuga, que será realizada em 2019. Já em Curitiba, acontece a cada dois anos a Anutec Brazil, feira de tecnologia para indústria alimentícia. A Koelnmesse Brasil está localizada em São Paulo e conta com uma equipe com mais de 10 anos de experiência na organização de grandes eventos para diversas indústrias. Sob comando do diretor Cassiano Facchinetti, a filial brasileira é responsável pelos eventos internacionais da Koelnmesse, além do futuro desenvolvimento das atividades comerciais no país. (Assessoria de Imprensa do evento)

 

SERVIÇO

Anutec Brazil 2018

Data: 07 a 09 de agosto de 2018

Local: Expo Trade Convention Center

Endereço: Rodovia Deputado Leopoldo Jacomel, 10454 - Vila Amelia, Pinhais - PR

Horário: 13h às 20h

Credenciamento para visitantes: www.anutecbrazil.com.br

 

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to LinkedIn

Últimas Notícias