cabecalho informe

DIA C I: Em Curitiba, foco é doar tempo e atenção à comunidade

Voluntário é aquele que, motivado por valores de participação e solidariedade, doa seu tempo, trabalho e talento, de maneira espontânea e não remunerada, para causas de interesse social e comunitário. É com foco nessa definição do que é ser voluntário que o Sistema Ocepar, em parceria com a Aurora, Central Sicredi, Sicredi Integração, Sicredi Campos Gerais, Dental Uni, Sicoob Sul, Unimed Curitiba e Unimed Paraná, está se mobilizando para a celebração do Dia de Cooperar 2018, a grande mobilização do cooperativismo brasileiro e que este ano irá acontecer no dia 30 de junho. Nesse dia, cooperativistas do Brasil inteiro se unem numa grande corrente do bem. De Norte a Sul do país, acontecem ações socioambientais que visam estimular o voluntariado e divulgar o cooperativismo, um movimento que tem em sua essência o envolvimento com a comunidade e ajuda mútua. 

Mudanças - “Em Curitiba, mudamos o formato da ação neste ano. Até então, fazíamos uma caminhada de voluntários num parque na região central da cidade. Arrecadávamos leite que, posteriormente, eram repassados para entidades beneficentes”, explica Fabianne Ratzke, analista de Cooperativismo do Sescoop/PR e coordenadora do Dia C no Paraná. Este ano, completa Fabianne, a ação do Dia C em Curitiba irá acontecer numa região da periferia. “Escolhemos o Parque dos Tropeiros que, além de ter uma ampla área verde, está localizado numa região que abrange diversas famílias de baixa renda. São pessoas carentes, inclusive, de atenção.  O mote do Dia C deste ano é atitudes simples movem o mundo. O cooperativismo espelha muito isso, portanto, nosso foco é mostrar que nossas atitudes impactam diretamente a vida de muitas pessoas”, diz Fabianne.

Atividades -  A programação das atividades que serão oferecidas à comunidade na capital paranaenses foram discutidas nos dias 8 e 9 desta semana, em reunião no Sistema Ocepar. “Nos reunimos com representantes da prefeitura e da associação de moradores da região em que vamos realizar as ações, e também com as nossas cooperativas parceiras. Teremos várias atividades voltadas à prevenção da saúde, educação financeira, lazer e entretenimento. O nosso maior objetivo será doar nosso tempo às pessoas”, completa Marli Vieira, analista de Comunicação do Sistema Ocepar e integrante da comissão que organiza o Dia C em Curitiba.

 

 

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to LinkedIn

Últimas Notícias