Início Sistema Ocepar Comunicação Informe Paraná Cooperativo Últimas Notícias FORMAÇÃO INTERNACIONAL: Cooperativistas do PR iniciam roteiro de visitas técnicas ao Canadá e EUA

 

 

cabecalho informe

FORMAÇÃO INTERNACIONAL: Cooperativistas do PR iniciam roteiro de visitas técnicas ao Canadá e EUA

Montreal, segundo município mais populoso do Canadá, abriu, nesta segunda-feira (14/05), o roteiro de visitas técnicas que a sexta turma do Programa Internacional de Desenvolvimento de Lideranças realiza até o dia 19, com o propósito de conhecer diversos aspectos da economia, agricultura, pecuária e cooperativismo canadense. Depois, o grupo, formado por 26 profissionais de cooperativas paranaenses dos ramos agropecuário, saúde e crédito, e dos Sistemas Ocepar e OCB, vai cumprir agenda nos Estados Unidos até o dia 24 de maio.

Cooperativismo de crédito - Nesta segunda-feira, eles assistiram a uma explanação sobre o contexto econômico do cooperativismo de crédito e agrícola de Quebec e do Canadá, com Angélica Imperador, mestre em Desenvolvimento e Gestão de Cooperativas pela Universidade de Sherbrooke, do Canadá. Na sequência, o diretor do Irecus (Instituto de Pesquisa do Cooperativismo de Universidade de Sherbrooke), Claude Guillote, ministrou palestra sobre educação cooperativista. No período da tarde, a programação contemplou visita à Cooperativa de Leite Agropur, formada por 3.290 produtores de leite e atualmente um dos maiores processadores de laticínios do mundo.

HEC - Nesta terça-feira (15/05), os cooperativistas brasileiros participam de Seminário no HEC Montreal, uma escola de gestão que já contabiliza um século de história, com tradição em inovação e liderança em áreas que vão desde ensino, pesquisa, iniciativas internacionais, até programas executivos para gerentes de nível médio e superior.

Cooperativismo no Canadá - As cooperativas desempenham um papel fundamental no setor agrícola da economia canadense, especialmente na transformação e comercialização de cereais e oleaginosas, leite e produtos lácteos, aves, mel, derivados árvore de bordo, frutas, legumes e gado. A maioria da transformação e comercialização das cooperativas agrícolas são modernas empresas de tecnologia avançada e várias estão na vanguarda da sua indústria.

Venda - As cooperativas são ainda indispensáveis na venda de fertilizantes e produtos químicos, equipamentos e máquinas agrícolas. Também fornecem para as cooperativas e produtores sementes e outros produtos necessários para o bom funcionamento de suas fazendas, incluindo materiais de construção e produtos petrolíferos.

Quebec - Em Quebec, a maior parte das receitas das cooperativas é proveniente da venda de produtos florestais, enquanto em Alberta a comercialização de carnes, bovina e suína, é a principal atividade. Localmente, as cooperativas de consumo variam em tamanho e sofisticação: desde pequenos clubes até grandes supermercados.

Modelo Desjardin - Além do setor agropecuário, o Canadá é muito conhecido pelo modelo Desjardin de cooperativismo de crédito.

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to LinkedIn

Últimas Notícias