cabecalho informe

VISITA: Dirigentes sindicais do Sistema Fiep visitam a Frísia e Parque Histórico da Imigração Holandesa

 

Um grupo de 30 dirigentes de Curitiba e Região Metropolitana de sindicatos filiados ao Sistema Fiep visitaram, no sábado (09/06), a Cooperativa Frísia, em Carambeí, numa inciativa do Sindileite Paraná, que tem como presidente executivo, Wilson Thiesen e com apoio do Sistema Ocepar, da Fiep, Frísia e Cooptur. Segundo Thiesen, o objetivo principal é aproximar mais esses dirigentes sindicais do sistema cooperativista e mostrar o que representa o setor para o desenvolvimento econômico do Paraná. “No retorno a Curitiba, todos elogiaram muito, tanto as apresentações feitas, detalhando tudo sobre as entidades e também a visita ao Parque Histórico, onde puderam voltar no tempo e conhecer o modo de visita dos primeiros holandeses que chegaram a Carambeí, ainda em 1911 e depois, em 1925, fundaram a primeira cooperativa agropecuária, a Batavo que hoje é a Frísia”. 

 

Programação - Os dirigentes, acompanhados de suas esposas fizeram uma primeira parada em Ponta Grossa, onde foram conhecer o processo de fabricação da farinha Herança Holandesa, no Moinho de Trigo da Unium, que reúne as cooperativas Frísia, Castrolanda e Capal. Na sequência, foram recebidos no auditório da Frísia, em Carambeí, pelo presidente da cooperativa, Renato Greidanus, pelo ex-presidente da Ocepar e diretor da Cooperativas de Turismo (Cooptur), Dick Carlos de Geus, e pelo coordenador de comunicação social do Sistema Ocepar, Samuel Z. Milléo Filho. 

 

Apresentações institucionais - Na oportunidade, foram realizadas apresentações institucionais de todas as entidades. Após almoço, no restaurante da Associação do Parque Histórico de Carambeí (APHC), o grupo visitou toda estrutura que conta a história da Imigração Holandesa na região dos Campos Gerais. Considerado um dos maiores museus a céu aberto do Brasil, com seus mais de 100 mil m², o Parque Histórico de Carambeí se destaca por ser um projeto de caráter sociocultural com o compromisso de preservar a memória dos imigrantes que se estabeleceram na cidade de Carambeí e difundir a cultura por meio de seu patrimônio.

 

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to LinkedIn

Últimas Notícias