Início Sistema Ocepar Comunicação Informe Paraná Cooperativo Últimas Notícias COMUNICAÇÃO e TI: Profissionais de cooperativas do PR participam de evento conjunto

 

 

cabecalho informe

Erro
  • Erro ao carregar componente: com_attachments, 1
  • Erro ao carregar componente: com_attachments, 1
  • Erro ao carregar componente: com_attachments, 1

COMUNICAÇÃO e TI: Profissionais de cooperativas do PR participam de evento conjunto

Ao fazer a abertura dos Fóruns de Comunicação e de Tecnologia da Informação (TI), realizada em conjunto no anfiteatro do Pavilhão de Palestras da Digital Agro, na manhã desta terça-feira (12/06), em Carambeí, o presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, enfatizou a importância dos fóruns para o aprimoramento dos profissionais das duas áreas. Em seguida, a consultora nas áreas de business, inovação e tendências digitais, Martha Gabriel, falou sobre “Era da Informação x Era da Inovação”.  A gerente de Comunicação do Sistema OCB, Daniela Lemke, abordou “SomosCoop: vamos abraçar este movimento”, e o presidente da Cooperativa Cooptur, Márcio Canto de Miranda, tratou de “Turismo Cooperativo Digital”. Centro e trinta profissionais de cooperativas paranaenses participam do evento.

CampanhaRicken aproveitou o momento para anunciar o lançamento da campanha “Rede Coop10+”, liderada nacionalmente pela OCB, voltado para as eleições deste ano. “Politicamente, o Brasil enfrenta séria dificuldade na área política. E o jeito para melhorarmos isso é tomarmos a frente e buscarmos as pessoas certas para governar o nosso país.” A ideia, conforme explicou o presidente do Sistema Ocepar, é  envolver as cooperativas do estado, dentro do movimento SomosCoop, na proposta de fortalecer a Frencoop – a Frente Parlamentar do Cooperativismo no Congresso Nacional.

Envolvimento Ricken disse que a proposta (lançada no Fórum dos Presidentes logo depois), já havia sido anunciada no Fórum dos Presidentes das Cooperativas Agropecuárias, em Campo Mourão, em abril último, e nos quatro encontros dos Núcleos Cooperativos. E explicou que, na Rede, cada cooperativa vai indicar um coordenador, que será treinado para entender o processo para coordenar o processo em sua cooperativa, visando identificar líderes em cada unidade, que se encarregarão de encontrar dez amigos, que irão buscar dez parentes, que se encarregarão de encontrar outras dez pessoas dispostas a votar nos candidatos a deputado federal, cujos perfis serão repassados aos envolvidos. “Por isso, desafio a vocês a encontrar uma forma de comunicar essa ideia ao público interno das cooperativas. Assim iremos mudar não só o cooperativismo, mas toda a sociedade.”

Mobilização - O superintendente do Sescoop/PR, Leonardo Boesche, considerou interessante o desafio lançado pelo presidente do Sistema Ocepar. “Temos de ter essa preocupação, afinal temos pela frente uma eleição e se não fortalecermos as nossas lideranças no Congresso Nacional, iremos ter muita dificuldade no Congresso Nacional. Então, a mobilização, que começou em Brasília, tem de ser a mostra de nossa força e a capacidade de ação para fortalecermos essa pauta que visa à proteção do cooperativismo. Por isso, temos de fazer uma campanha digital em favor do setor, com o engajamento de todas as áreas das cooperativas, porque o fortalecimento da Frencoop e, em consequência, o fortalecimento do cooperativismo”, enfatizou.

Comunicação e inovação - A consultora Martha Gabriel, em sua palestra, destacou que, no Século XX, a informação era uma coisa escassa, cara e que demorava para mudar. ”Se você tinha informação, tinha poder, pois usava essa informação por trinta anos. Mas hoje, devido à velocidade muito acelerada, a informação de ontem não vale mais hoje. Além disso, por causa das tecnologias digitais, todo o mundo tem acesso a todas as informações, que se tornaram muito acessíveis, baratas ou gratuitas”, disse, ao acrescentar que “o que dá poder hoje é você saber conectar informação para resolver dificuldades. Então, conectar informações para solucionar o problema aplicado é inovação, ou seja, o que dá valor e poder é a inovação. Por isso, que vivemos hoje na era da inovação e na sociedade da informação”.   

Programa O Fórum de Comunicação prossegue no período da tarde, com as palestras Projeto de um novo Brasil, com o cineasta Arnaldo Jabor, e Cooperativas Digitais, com o professor e membro da Pyx, rede de colaboração de projetos digitais, Tomas Sparano Martins. E, por fim, o jornalista e coordenador de Comunicação Social do Sistema Ocepar, Samuel Milléo Filho, coordenará a constituição do Comitê de Comunicação PRC 100, e Pedro Gonçalves, da Partner Consulting, falará sobre o atual estágio atual do Planejamento Estratégico das Cooperativas Paranaenses – PRC 100. Milléo apresentará o case de Gestão de crise da paralisação dos caminhoneiros onde a comunicação teve um papel fundamental no apoio na redução dos impactos negativos junto à opinião pública. 

TI - Já os participantes do Fórum de TI acompanham as palestras com Arnaldo Jabor e com o secretário da Agricultura do Paraná, George HIraiwa, que irá falar sobre a construção de um ecossistema de inovação. Depois haverá a participação de Berenice Los, coordenadora de TI da Frísia, que após apresentação de sua palestra, conduzirá uma visita do grupo ao Data Center e ao setor de TI da Frísia.

 

 

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to LinkedIn

Últimas Notícias