Início Sistema Ocepar Comunicação Informe Paraná Cooperativo Últimas Notícias TRANSPORTE DE CARGAS: Temer recebe lideranças do cooperativismo para debater tabela do frete

 

 

cabecalho informe

Erro
  • Erro ao carregar componente: com_attachments, 1
  • Erro ao carregar componente: com_attachments, 1
  • Erro ao carregar componente: com_attachments, 1

TRANSPORTE DE CARGAS: Temer recebe lideranças do cooperativismo para debater tabela do frete

No início da noite desta quarta-feira (01/08), o presidente Michel Temer recebeu em seu gabinete, no Palácio do Planalto, para uma audiência, diversas lideranças cooperativistas, entre as quais, os presidentes do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas e do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, e representantes das cooperativas paranaenses Coamo, Cocamar e C.Vale. A pauta da conversa foi sobre o impasse causado com a indefinição sobre os fretes para o transporte rodoviários de cargas no país e que vem trazendo prejuízos ao setor produtivo, especialmente no agronegócio. Segundo Ricken, “foi possível explicar ao presidente a gravidade do problema e que de forma urgente se resolva esta instabilidade jurídica causada desde final de maio, quando do encerramento da paralisação dos caminhoneiros”, disse.

Prejuízos – Ricken também disse que, durante a audiência, o  presidente da República havia afirmado que teria uma solução até o dia 27 de agosto, mas as lideranças cooperativistas explicaram que, se não fosse encontrada imediatamente uma solução ao problema dos valores dos fretes, os prejuízos no campo seriam irreversíveis. “Os produtores já estão colhendo a safra de inverno e se planejam para o plantio da próxima, a de verão, e caso os principais insumos não cheguem até as cooperativas e consequentemente aos produtores, teremos enormes perdas na produtividade”, frisou Ricken. Diante da manifestação das lideranças cooperativistas, Temer se comprometeu em solicitar que a Advocacia Geral da União (AGU) antecipe a discussão.

STF – Desde o início deste impasse e sem solução, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luiz Fux, passou a intermediar um acordo entre as partes em busca de um acordo entre caminhoneiros e empresas em torno da tabela com preços mínimos para o frete. No que depender do ministro, só haverá decisão sobre o caso depois da audiência pública com especialistas marcada para 27 de agosto.

Fotos: Palácio do Planalto

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to LinkedIn

Últimas Notícias