cabecalho informe

IMERSÃO: Tem início o curso sobre cooperativismo para os novos funcionários do Sistema Ocepar

O primeiro de três módulos do curso sobre cooperativismo para 20 novos funcionários do Sistema Ocepar foi ministrado, na manhã desta quinta-feira (06/09), em Curitiba, pelo ex-presidente da entidade, João Paulo Koslovski. Promovido por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop/PR), a imersão, que também terá visitas a cooperativas paranaenses, tem como objetivo informar sobre a vivência e a cultura do cooperativismo aos novos colaboradores através do conhecimento e história de quem se dedicou ao sistema por mais de quatro décadas.

História – O presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, ao abrir o curso e apresentar o ex-presidente aos funcionários, lembrou que Koslovski faz parte da história do cooperativismo, ao qual dedicou 43 anos consecutivos de sua vida, e da entidade, da qual foi diretor executivo por 20 anos e outros 20 anos como presidente. E enfatizou que a Ocepar tem um papel preponderante no sucesso do sistema no estado. “Toda entidade de sucesso tem princípios, valores e projetos que, na verdade, são a razão de sua existência. E não é à toa que a Ocepar é o que é”, disse, ao salientar a importância do ex-presidente tanto para a instituição como para o cooperativismo paranaense. 

Trabalho – Ricken, que assumiu a presidência do Sistema Ocepar em abril de 2016, disse que trabalhou durante 20 anos como executivo da entidade, período em que Koslovski foi o presidente. “Por isso, sempre digo que estou dando continuidade ao trabalho que o João Paulo vinha fazendo em prol do cooperativismo e da Ocepar.” E enfatizou que a escolha do “professor” para ministrar o curso foi proposital, porque irá contribuir para mostrar a real dimensão do cooperativismo aos novos colaboradores e “ajudar no desempenho de suas funções. Uma sintonia fina para seguir no caminho correto”. A abertura do treinamento também foi prestigiada pelos superintendentes Robson Mafioletti, da Ocepar, e Leonardo Boesche, do Sescoop/PR.

Renovação – Koslovski fez questão de destacar que a escolha de Ricken para assumir os destinos da entidade não foi por acaso. “A renovação no cooperativismo é muito importante e devemos aproveitar o potencial de profissionais da casa. E o Ricken foi preparado para o cargo.” E afirmou que tem duas famílias, a constituída pela esposa, duas filhas, genros e neto, e a outra, que é o cooperativismo. “O conhecimento e o patrimônio que tenho foi o cooperativismo que me deu”, disse.

Etapas – Os outros dois módulos da parte teórica do curso sobre cooperativismo serão ministrados por Koslovski nos próximos dias 13 deste mês e 4 de outubro. A data das visitas a cooperativas ainda não foi definida. 

 

 

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to LinkedIn

Últimas Notícias