cabecalho informe

JOVEM APRENDIZ: Sescoop/PR promove em Curitiba o 1º Fórum Estadual de Aprendizagem

Doze anos de experiência, 171 municípios abrangidos e mais de 2 mil jovens ocupando uma vaga de menor aprendiz numa cooperativa do Paraná. Este é o balanço do Programa Jovem Aprendiz Cooperativo no Estado, iniciativa que capacita jovens para o mercado de trabalho, com foco no setor cooperativista. “A aprendizagem atende a uma demanda legal, mas há a necessidade de estarmos sempre discutindo”, comentou Mariana Balthazar, analista técnica do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Paraná (Sescoop/PR) e coordenadora do Programa Jovem Aprendiz Cooperativo no Paraná, ao destacar a realização do 1º Fórum Estadual de Aprendizagem. O evento, promovido pelo Sescoop/PR desde a última segunda-feira (01/10), reuniu cerca de 70 participantes em Curitiba, entre representantes de cooperativas, instituições parceiras e professores. Nos dois primeiros dias, as atividades aconteceram no hotel NH Curitiba The Five, na área central da capital paranaense e, na manhã desta quarta-feira (03/10), a programação foi realizada no auditório do Sistema Ocepar.

Apoio -  Ao dar as boas-vindas as participantes, o superintendente do Sescoop/PR, Leonardo Boesche, fez um retrospecto sobre o Programa Jovem Aprendiz Cooperativo no Estado, destacando o apoio dos profissionais responsáveis por essa ação nas cooperativas e nas instituições de ensino.  “É uma alegria e uma emoção falar sobre a trajetória desse programa porque foram muitos os obstáculos vencidos até chegarmos à metodologia que aplicamos hoje e que consideramos muito positiva. Mas, certamente, não teríamos conseguido consolidar essa ação sem ao apoio de vocês”, disse Boesche.

Temas - Na sequência, o coordenador de Desenvolvimento Cooperativo do Sescoop/PR, Humberto César Bridi, fez uma apresentação institucional sobre o Sistema Ocepar, ressaltando também a importância das cooperativas para o desenvolvimento dos municípios. “Onde há uma cooperativa instalada, o IDH – Índice de Desenvolvimento Humano – é melhor”, comentou.  As leis ligadas à aprendizagem foram discutidas com a assessora jurídica, Daniely Silva. Ainda no primeiro dia do evento, houve palestra sobre cooperativismo com a analista técnica do Sescoop/PR, Eliane Goulart. Além disso, os participantes receberam orientações a respeito do manual do Programa Jovem Aprendiz Cooperativo e planejaram as ações para 2018. Nesta quarta-feira, o Fórum continuou na sede do Sistema Ocepar, onde, além de conhecer a casa do cooperativismo do Paraná, os participantes assistiram a uma palestra sobre criatividade e inovação, com o consultor João Carlos de Oliveira.

Programa - O Programa Jovem Aprendiz Cooperativo é desenvolvido em parceria com instituições de ensino e tem dois objetivos básicos: primeiro, atender a Lei nº 10.097, que determina a contratação, na condição de aprendiz, de jovens na faixa etária de 14 a 24 anos e, em segundo, prepará-los para trabalhar nas cooperativas. Oferecendo ao aprendiz uma formação integral, tendo como princípio valores cooperativistas, o programa insere do jovem no mercado de trabalho e oportuniza o primeiro emprego.

Cursos - Além dos três cursos presenciais Aprendizagem em Serviços Administrativos no Cooperativismo, Aprendiz Cooperativo de Processos de Transformação na Indústria de Alimentos e Aprendiz em Serviços Operacionais de Supermercados, o Sescoop/PR disponibiliza, em parceria com o Senac, o curso “Aprendizagem em Comércio e Serviços”, na modalidade a distância, atendendo às demandas das unidades mais distantes ou onde não há estrutura para o desenvolvimento dos demais cursos.

Abrangência - O Programa Jovem Aprendiz Cooperativo possui atualmente 81 turmas em andamento no Paraná. Até o final do ano, devem ser abertas mais 14 turmas, com a inclusão de mais 471 jovens no Programa. Conta com a parceria de aproximadamente 60 cooperativas no Estado.

Clique nos links abaixo e confira a entrevista concedida pela coordenadora do Programa Jovem Aprendiz Cooperativo no Paraná à Rádio Paraná Cooperativo

1ª parte – Objetivo do 1º Fórum Estadual de Aprendizagem e programação do evento

2ª parte – Programação da tarde

3ª parte – Fóruns Regionais em 2018 e game para 2019

 

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to LinkedIn

Últimas Notícias