Início Sistema Ocepar Comunicação Informe Paraná Cooperativo Últimas Notícias G7 I: Entidades solicitam a Temer revogação de parecer ligado à desapropriação de terras

 

 

cabecalho informe

G7 I: Entidades solicitam a Temer revogação de parecer ligado à desapropriação de terras

O G7, grupo formado pelas federações representativas do setor produtivo paranaense, está solicitando ao presidente da República, Michel Temer, a revogação de medida publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira (15/10), que diz respeito à desapropriação de mais de 17 mil hectares de terras do Oeste do Paraná, para ser transformada em reserva indígena. Um documento com o pleito foi entregue à Temer, na manhã desta terça-feira (16/10), durante reunião na sede da Associação Comercial do Paraná (ACP), em Curitiba.

Despacho - Nesta segunda-feira, foi publicado no DOU o Despacho nº 2, em que o presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai), Wallace Moreira Barros, aprova as conclusões do Relatório Circunstanciado de Identificação e Delimitação de Terra, de autoria da antropóloga Marina Vanzolini Figueiredo, relativo a áreas localizadas nos municípios de Altônia, Guaíra e Terra Roxa. De acordo com as lideranças do G7, “tal parecer não corresponde à verdadeira situação dos índios e quilombolas, áreas estas que vêm sendo exploradas por produtores rurais há anos, muito antes do marco temporal de 1988, estabelecido pela Constituição Federal."

Agravamento da situação - Além disso, no ofício entregue à Temer, as entidades afirmam que “A Funai vem reiteradamente provocando confusões no Oeste do Paraná, inclusive atraindo descendentes de índios do Paraguai para a região, como se fossem nativos. Para evitar o agravamento da situação, solicitamos à Vossa Excelência que revogue o referido despacho a fim de se evitar problemas, que tanto preocupam os produtores rurais daquela região”.

Ministro e parlamentares - Nesta quarta-feira (17/10), o G7 também se reunirá com o ministro da Agricultura, Blairo Maggi, para tratar sobre o assunto e solicitar o apoio dele junto ao executivo para que o Despacho da Funai seja anulado. Com esse mesmo objetivo, estão sendo enviados ofícios aos deputados federais do Paraná Osmar Serraglio, Sandro Alex, Luiz Nishimori, Sérgio Souza, Luiz Carlos Hauly, Luciano Ducci e Evandro Roman.

O G7 - O G7 é formado pelas Federações das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep), Federação do Comércio do Estado do Paraná (Fecomércio-PR), Federação das Empresas de Transporte de Cargas do Estado do Paraná (Fetranspar), Federação e Organização das Cooperativas do Estado do Paraná (Fecoopar), Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná (Faciap) e Associação Comercial do Paraná (ACP).

Fotos: Agência Brasil

Clique aqui para conferir o conteúdo do ofício entregue pelo G7 ao presidente Temer

Clique aqui para conferir na íntegra o Despacho nº 2, publicado no Diário Oficial da União

 

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to LinkedIn

Últimas Notícias