cabecalho informe

APRENDIZAGEM: Sescoop completa 20 anos de atuação

aprendizagem 30 10 2018Medida Provisória nº 1.715/98, que autorizou a criação do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop), completou, nesta segunda-feira (29/10), 20 anos de publicação. A entidade é responsável por organizar, administrar e executar em todo o território nacional o ensino de formação profissional, desenvolvimento e promoção social do trabalhador em cooperativa e, também, dos cooperados.

Cooperativas - Atualmente o Brasil conta com mais de 6,8 mil empresas de natureza cooperativista formalmente registradas na Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), instituição cuja finalidade é a representação política dos interesses do setor, no âmbito dos Três Poderes. Juntas, essas cooperativas congregam 14,2 milhões de cooperados e geram mais de 398 mil empregos diretos. Esses números mostram o poder transformador do cooperativismo que, além de trabalho, gera emprego e renda a milhares de brasileiros.

Sistema nacional - Vale destacar que o sistema nacional de representação do cooperativismo brasileiro é composto por três entidades: Sescoop, OCB e pela Confederação Nacional das Cooperativas (CNCoop), responsável pela parte sindical que envolve o setor. Essas três instituições formam o Sistema OCB.

Profissionalização - Márcio Lopes de Freitas, presidente do Sistema OCB, acompanhou todo o desenvolvimento do Sescoop. “Com o Sescoop, a profissionalização das cooperativas veio para ficar. Passamos a ter ferramentas e recursos para investir em informação, educação, organização do quadro social. Também tivemos a oportunidade de revermos nossos processos e métodos, investindo em tecnologia e no desenvolvimento de tudo aquilo que conhecemos a respeito da gestão do negócio cooperativo”, avalia a liderança.

Atuação - O Sescoop, há 20 anos, tem contribuído para a autogestão das cooperativas, garantindo, desta forma, maior competitividade e, principalmente, o atendimento aos interesses dos cooperados, já que o desenvolvimento humano está no centro do trabalho realizado pelo Sescoop. É por isso que a entidade sabe muito bem aonde quer chegar. (Informe OCB)

 

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to LinkedIn

Últimas Notícias