cabecalho informe

SESCOOP/PR: Curso de encerramento de balanço reúne 100 contadores em Curitiba

Cerca de 100 profissionais de contabilidade que atuam em cooperativas do Paraná participaram, nos dias 29 e 30 de novembro, do Curso de Encerramento de Balanço. O aprimoramento aconteceu na sede do Sistema Ocepar, em Curitiba, e teve por objetivo atualizar a legislação societária e tributária, bem como as normas contábeis aplicáveis para o correto encerramento de balanço nas cooperativas. O curso foi ministrado pelo professor Dorly Dickel. A abertura do evento foi realizada pelo superintendente do Sescoop/PR, Leonardo Boesche.

Treinamento - Segundo o analista tributário da Ocepar, Devair Antonio Mem, o curso, que é promovido anualmente, é um dos treinamentos mais demandados pelos contadores. “É um aprimoramento importante pois ajuda os profissionais a resolver dúvidas de classificação de operações de balanço, tendo mais clareza sobre como tratá-las no balanço patrimonial e demonstrativo de sobras e perdas, que repercutem no resultado societário e fiscal”, explicou.

Opinião Na opinião de Nelson Beltrame, funcionário da C.Vale há 28 anos, o curso é uma atualização fundamental aos profissionais das cooperativas, em especial no que diz respeito ao ITG 2004 – Entidade Cooperativa, norma específica para as sociedades cooperativas referente a práticas e procedimentos de registros contábeis e demonstrações financeiras. “Essa legislação (ITG 2004) veio consolidar as práticas contábeis das cooperativas, entre elas validando definitivamente a questão do capital social, que deve ser mantido no patrimônio líquido”, afirmou. “Costumo dizer que o profissional de contabilidade precisa estudar sempre, para manter a qualidade de seu trabalho. Esperamos que os novos governos, tanto estadual quanto federal, promovam a simplificação dos processos, reduzindo a burocracia e dando agilidade aos procedimentos contábeis”, concluiu.

 

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to LinkedIn

Últimas Notícias