cabecalho informe

SICREDI UNIÃO PR/SP: Programa A União Faz a Vida é lançado em Tuneiras do Oeste (PR)

A Sicredi União PR/SP, em parceria com a Prefeitura de Tuneiras do Oeste, fez o lançamento do Programa A União Faz a Vida (PUFV) no município nesta terça-feira (04/12). O evento reuniu cerca de 100 pessoas entre representantes da instituição financeira cooperativa e do poder público.

Certificados - Além do lançamento do PUFV, a Sicredi União fez a entrega de certificados aos educadores de escolas municipais. É que desde que o convênio foi assinado, há alguns meses, a instituição financeira cooperativa iniciou a preparação dos docentes, por meio de capacitações, para a implantação da metodologia a partir do início do ano que vem.

Empenho - O gerente regional da Sicredi União, Sérgio Gentilin, parabenizou o empenho dos educadores nessa etapa de capacitação e destacou que o programa visa a transformar as crianças em cidadãos mais cooperativos. “A metodologia tem surtido resultados positivos, tanto que temos até fila de espera. Aos poucos vamos ampliando o alcance desse trabalho e, assim, cumprimos nosso compromisso com o desenvolvimento da comunidade”.

Agradecimento - O vice-prefeito de Tuneiras do Oeste, Gerson Breda, agradeceu a parceria da Sicredi União e parabenizou a iniciativa. “Certamente esse trabalho vai enriquecer e estimular o processo de aprendizagem de nossos alunos. Todo investimento em educação é válido e a participação assídua dos educadores na capacitação revela o quanto estão motivados para iniciar a implantação do programa”, destacou.

Otimismo - A diretora do Centro de Educação Infantil Cecília Meireles, Eloisa Aparecida Amaro da Silva, confirmou o otimismo do corpo docente, principalmente após terem conhecido em detalhes a metodologia. “O trabalho vai unir educadores, alunos, família e a comunidade, permitindo que as crianças saiam dos muros das escolas e vivenciem outras realidades. Com certeza essas experiências facilitarão o aprendizado e os alunos levarão essas memórias para o resto da vida”.

Palestra - Após o cerimonial, os presentes prestigiaram a palestra “Somos faróis”, ministrada pela professora e escritora, Lu Oliveira. Na abordagem, ela promoveu uma reflexão sobre a responsabilidade do adulto no processo de formação da criança e do adolescente, e o exercício da autoridade foi um dos pontos destacados. “As muitas distrações que as tecnologias oferecem tem desafiado o ato de educar, mas adulto não pode ter medo de cara feia, senão ocorre a inversão de papéis. Crianças e adolescentes podem fazer escolhas, mas você que é pai ou educador tem de decidir quais serão essas opções de escolhas”.

Exercício da autoridade - Lu Oliveira frisou ainda que no exercício da autoridade o adulto tem de ser firme, mas sem deixar de lado o afeto. Ela exemplifica que ouvir com atenção a criança e demonstrar que se importa com ela é uma forma de ser afetivo. “Prestar elogios, principalmente em pequenas conquistas, também é importante. Toda criança sente quando há indiferença”, reforçou.

Superproteção - Por fim, a palestrante ressaltou que pais e educadores devem evitar a superproteção, liberando aos poucos a criança ou adolescente para que construam a sua independência. “O programa da Sicredi União ajudará nesse processo porque conduz o aluno a perceber o seu valor próprio e o do próximo, sendo estimulado a ser cooperativo e a fazer a diferença”.

Programa - Somente neste ano, a Sicredi União expandiu o programa para outros 14 municípios: Cafeara, Cambé, Cruzeiro do Oeste, Mandaguaçu, Porecatu, Prado Ferreira, Sertanópolis, Colorado e Londrina no estado do Panará, e Caconde, Iracemápolis, Vargem Grande do Sul, Leme e São João da Boa Vista em São Paulo. Com as adesões, o PUFV está implantado em 39 municípios e 205 escolas, atendendo mais de 3 mil educadores e 28 mil alunos.

Expansão - Em 2017, o PUFV foi expandido para sete municípios (Ângulo, Jaguapitã, Maringá, Tapejara, Casa Branca, Mogi Mirim e Piracicaba) e a meta é que funcione em todas as cidades que têm agência da Sicredi União – atualmente são mais de 60 municípios.

Proposta - A proposta do PUFV é desenvolver cidadãos cooperativos por meio de valores do empreendedorismo e da solidariedade. Para isso, a metodologia do programa é apresentada para prefeituras municipais, secretarias de educação, instituições e escolas, e, conforme interesse dos mesmos, é feita a capacitação dos educadores para a aplicação do método de en sino-aprendizagem.

Tema - A partir daí, os alunos, junto com o educador, definem o tema que será abordado durante o ano letivo, envolvendo toda a grade escolar. O trabalho é feito por meio de expedição investigativa, pesquisa, relatos, rodas de conversa, comunidade de aprendizagem, entre outros métodos, quase sempre com o envolvimento da família e da comunidade, que despertam o interesse dos alunos por adquirir novos conhecimentos. Por fim há o evento de culminância, em que são realizadas mostras culturais para apresentar os resultados das atividades desenvolvidas ao longo do ano. (Imprensa Sicredi União PR/SP)

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to LinkedIn

Últimas Notícias