cabecalho informe

ENCONTRO ESTADUAL XV: Shows culturais animaram a plateia

Dois shows culturais fizeram parte da programação do segundo dia do Encontro Estadual de Cooperativistas Paranaenses, nesta sexta-feira (07/12), em Curitiba. De manhã, os participantes acompanharam a apresentação do grupo Vesselka, de Prudentópolis (PR), fundado em 1°. de agosto de 1958, pelo padre Efraim Krevey, sob a coordenação das catequistas do Sagrado Coração de Jesus, Nádia Shulan e Ana Hotz. Assim, o grupo praticamente já existia desde quando as primeiras famílias ucranianas chegaram a Prudentópolis, mas não era tão difundido e popular como hoje. Tem como principais objetivos estudar, promover, realizar e divulgar a cultura ucraniana, por meio de cursos de danças, cantos, teatros, musicais e tradições folclóricas, como contribuição para o desenvolvimento artístico e cultural.

Concerto das Rosas – As atividades do evento foram encerradas ao som do Concerto das Rosas, da Orquestra Ladies Ensemble, que mostrou ao público alguns clássicos da música clássica internacional e da música popular brasileira. Ativo desde 2008, o grupo sob a direção artística e musical da violista Fabiola Bach Akel, é o único composto apenas por mulheres no Paraná e um dos primeiros do Brasil. O grupo se mantém em atividade desde 2016 por meio da Lei Rouanet, em parceria com a Unicultura, e se envolve em várias causas extremamente nobres, como a arrecadação de recursos para pacientes com câncer de mama. A Orquestra é formada por 18 musicistas das principais orquestras do estado e sob regência da maestrina Ingrid Stein.

Mais atrações – Além disso, o Encontro Estadual também foi animado pela TripCirco, com performances circenses nos dois dias do evento. Antes da abertura, nesta quinta-feira (06/12), houve ainda a apresentação da Escola de Dança Center, cujas coreografias procuram transmitir emoções e alegria, contagiando o público.

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to LinkedIn

Últimas Notícias