cabecalho informe

SUSTENTABILIDADE: Representantes da Ocepar se reúnem com o novo secretário de Meio Ambiente

 

sustentabilidade 10 01 2019Representantes do Sistema Ocepar reuniram-se, na manhã desta quarta-feira (09/01), com o secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Paraná (Sema), Marcio Nunes. Na pauta do encontro, as demandas do setor cooperativista em temas de sustentabilidade e licenciamento ambiental. Participaram da reunião o superintendente da Ocepar, Robson Mafioletti, o coordenador técnico Silvio Krinski, o analista técnico Moisés Knaut Tokarski, além de membros da equipe de trabalho da Sema. Nunes recebeu um documento com os pleitos das cooperativas paranaenses. 

 

Diálogo - Segundo o superintendente, a reunião foi importante para o intercâmbio de informações entre a Ocepar e a Sema, abrindo um canal de diálogo que deverá ser contínuo ao longo desta nova gestão do governo estadual. “Convidamos o secretário para participar do próximo Fórum de Meio Ambiente da Ocepar e ele demonstrou interesse em aprofundar as discussões, agora no âmbito dos profissionais e técnicos das cooperativas. O encontro foi muito positivo e podemos avançar na viabilização das demandas do setor”, afirmou. 

 

Fóruns - De acordo com Mafioletti, a Ocepar organiza os fóruns de profissionais do setor ambiental, para discutir temas como legislação, sustentabilidade e atualizar conhecimentos gerais em gestão ambiental. Dentro desta dinâmica, foi realizado levantamento com os principais entraves encontrados no setor ambiental para as cooperativas no ano de 2018, sendo que 74% destes entraves são correlatos ao licenciamento ambiental. 

 

Entraves - “Os cooperativistas do Paraná são grandes demandantes de serviços prestados pelo governo e seus órgãos de atuação – Sema, IAP, Águas Paraná, entre outros. Atualmente, o setor possui cerca de 7 mil licenciamentos ambientais em vigência ou em processo de renovação, nas mais diversas atividades. Acredito que os entraves existentes podem ser contornados, pois prejudicam a concretização de investimentos importantes para o desenvolvimento econômico e social do estado”, concluiu.

 

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to LinkedIn

Últimas Notícias