cabecalho informe

COCARI: Dia de Campo aborda a agricultura digital

2cocari 31 01 2019Nesta quinta-feira (31/01) o Centro Tecnológico Cocari (CTC), em Mandaguari, está recebendo produtores de diversos municípios paranaenses no 16º Dia de Campo de Culturas de Verão e Pecuária, que teve início ontem. Com o tema ‘Agricultura digital: realidades e tendências’, os cooperados estão percebendo com que naturalidade as tecnologias têm tomado conta e marcado presença nas atividades das propriedades, encurtando distâncias e agilizando processos.

Tecnologia na prática – O objetivo da Cocari é alertar aos cooperados sobre a necessidade de acompanhar as tendências e otimizar resultados das atividades agrícolas para se manterem na atividade. Nesse sentido, cooperativa e empresas parceiras demonstram, nos campos experimentais, as tecnologias disponíveis no mercado, que foram aplicadas às parcelas de cultivares de soja, híbridos de milho, cultivares de capim e opções para manejo de pragas, doenças e plantas daninhas, mostrando na prática a viabilidade e os resultados alcançados nas lavouras.

Estrutura do CTC – Conforme destacou o presidente da Cocari, Vilmar Sebold, o CTC registou um grande salto em sua estrutura e adequação para receber o crescente número de estandes. “O objetivo principal do incremento na estrutura é que o produtor faça uma reflexão sobre a evolução tecnológica que está ocorrendo na agricultura e ao final consigamos que os cooperados saiam do dia de campo com mais definições quanto ao que podemos fazer, avaliando os custos de produção, que estão cada vez mais relevantes, para termos resultados positivos em nossas propriedades”, observou Sebold.

Nova realidade – Em visita aos pavilhões agropecuário e de agricultura digital, e também em palestras com especialistas, os cooperados tiveram oportunidade de conhecer as ferramentas que estão ao seu alcance para solucionar problemas, transformando a realidade da agricultura.

Gestão facilitada – Nessa edição do dia de campo, os cooperados tiveram acesso a sementes, toda linha de insumos e defensivos agrícolas e ao que há de mais moderno em maquinários e implementos agrícolas que, aliados aos aplicativos, agricultura de precisão, softwares e toda a tecnologia, facilitam a gestão das propriedades. O evento é uma grande oportunidade para que empresas parceiras e institutos de pesquisas demonstrem o que é possível fazer com as tecnologias disponíveis.

Agricultura – Dr. João Batista Gonçalves Dias da Silva, engenheiro agrônomo responsável pelo CTC, falou sobre as novidades dessa edição. “Os produtores estão conferindo tecnologias em inoculantes para a cultura da soja, controle de plantas daninhas, fungicidas protetores para o manejo da ferrugem asiática e também sobre plantabilidade da soja”, disse. “Em uma parcela está sendo demonstrado o plantio intercalar da Brachiaria ruziziensis na cultura do milho, como opção a ser utilizada na safrinha, garantindo maior cobertura do solo na sequência, no plantio de soja, o que melhora a qualidade do plantio direto”, completou o engenheiro agrônomo.

Pecuária – Essa edição do Dia de Campo da Cocari trouxe como uma das novidades o espaço exclusivo para atendimento aos pecuaristas. O supervisor de veterinária, Wanderlei Batista Bicalho, destacou a novidade. “Neste ano a pecuária está participando mais ativamente, com 21 parceiros no CTC, para melhor atender aos pecuaristas. Estamos com o Balcão de Negócios da Agropecuária, trabalhando com preços diferenciados em máquinas, produtos e implementos também voltados para a pecuária, para garantir aos cooperados as melhores opções de negócios”, afirmou.

TRR – O Transportador Revendedor Retalhista (TRR) da Cocari também está presente com estrutura para receber os cooperados e falar sobre as vantagens da aquisição e entrega de combustíveis nesse serviço disponibilizado pela cooperativa. (Assessoria Cocari)

 

 

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to LinkedIn

Últimas Notícias