Início Sistema Ocepar Comunicação Informe Paraná Cooperativo Últimas Notícias SICREDI: Instalação artística conscientiza veranistas sobre descarte adequado do lixo

 

 

cabecalho informe

SICREDI: Instalação artística conscientiza veranistas sobre descarte adequado do lixo

Um peixe gigante com três metros de comprimento e dois metros de altura. Pode parecer história de pescador, mas o animal encontrado na praia Mansa, em Caiobá (PR), é feito de metal e chama atenção para um tema atual e relevante de conservação marinha: o correto descarte de resíduos na praia.

Fun Fish- Localizada na Arena Mundo Ric Woop Sicredi, desde o dia 25 de janeiro, a instalação Fun Fish - Consciência Marinha funciona como local para descarte de resíduos metálicos e plásticos. O material vai preenchendo o interior da instalação ao mesmo tempo que conscientiza sobre as consequências do lixo nos oceanos.

Ideia central - “A ideia central partiu do slogan da nossa conta digital, a Woop Sicredi que é ‘A conta digital do bem’. Imaginamos como estimular os veranistas a promover uma ação concreta visando o benefício da sociedade. Queremos mostrar que o lixo jogado em local inadequado interfere na vida marinha. Ao mesmo tempo, ao colocar essa grande instalação na praia, estamos despertando o sentimento de cooperação nos veranistas. Eles podem identificar que com uma atitude simples é possível melhorar o seu entorno” comenta o gerente de marketing da Central Sicredi PR/SP/RJ, Rogério Leal.

Estruturas - A instituição financeira cooperativa participa de ações em estruturas montadas em praias do litoral paranaense com espaços que levam o nome Woop Sicredi - conta digital da instituição. “Baseada em um modelo de negócio diferente, o cooperativismo, a conta é moderna e traz benefícios tanto para o associado quanto para a comunidade. Por isso nada mais apropriado do que fazer uma ação que beneficiassem o meio ambiente e todo nós que somos frequentadores das praias”, analisa.

Impacto - O descarte incorreto do lixo impacta diretamente a vida marinha. De acordo com o estudo Universidade de Queensland, na Austrália, cerca de 100 mil animais morrem todos os anos em decorrência da contaminação nos oceanos, principalmente por plásticos. O volume de lixo descartado de maneira irregular no litoral brasileiro também impressiona: cerca de 190 mil toneladas de materiais plásticos são lançados ao mar, na costa brasileira, de acordo com dados do Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo (IO-USP). Somente no Paraná, 760 toneladas de lixo foram recolhidas nas areias do litoral, no verão de 2018, segundo dados do governo do estado.

Coleta diária - A instalação ficará na praia de Caiobá (PR) até o dia 10 de fevereiro. A coleta do resíduo acumulado no peixe gigante é realizada diariamente pela equipe de apoio da ação. Entidades de coletores locais dão apoio ao descarte, auxiliando iniciativas que geram renda. Para o presidente da cooperativa Sicredi Integração PR/SC, Luiz Roberto Baggio, a parceria garante benefícios ao meio ambiente e incentiva o reaproveitamento de materiais. “O Sicredi está presente no litoral do Paraná com agências em Paranaguá e Matinhos. Focamos nossas ações no desenvolvimento das regiões onde atuamos, estimulando o crescimento sustentável”, finaliza.

Sobre o Sicredi - O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento dos seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. O modelo de gestão do Sicredi valoriza a participação dos mais de 4 milhões de associados, os quais exercem papel de donos do negócio. Com presença nacional, o Sicredi está em 22 estados* e no Distrito Federal, com mais de 1.600 agências, e oferece mais de 300 produtos e serviços financeiros (www.sicredi.com.br). (Imprensa Sicredi)

*Acre, Alagoas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to LinkedIn

Últimas Notícias