cabecalho informe

SICOOB UNICOOB I: Alunos de Londrina tomam posse em cargos executivos e legislativos na Cidade Cooperativista

No dia 25 de fevereiro, dezenove alunos da Escola Educativa de Londrina, no Norte do Paraná, tomaram posse para cargos executivos e legislativos na Cidade Cooperativista Educativa. O projeto é uma parceria da instituição de ensino com o Sicoob Ouro Verde e existe desde 2014.

Eleição - As crianças e adolescentes são eleitos para mandatos de um ano em funções como prefeito e vice-prefeito mirins, vereadores e secretários de uma minicidade, que tem uma organização muito próxima das estruturas administrativas dos municípios brasileiros.

Espírito cooperativista - “Somos parceiros deste projeto porque valorizamos a importância de ensinar o espírito do cooperativismo dentro do ambiente escolar. Acreditamos que quando transformamos os alunos, consequentemente transformamos toda a escola e, juntos, conseguimos construir um mundo diferente”, ressalta o gerente de Projetos e Qualidade do Sicoob Ouro Verde, Márcio Roberto da Silva.

Solenidade - Durante a cerimônia de posse, além dos alunos, familiares e educadores, estiveram presentes na solenidade o vice-prefeito de Londrina, João Mendonça, o presidente da Câmara Municipal de Londrina, Aílton Nantes, além de outras autoridades ligadas às entidades apoiadoras.

Cidadãos conscientes- “Londrina forma milhares de jovens todos os anos, nas escolas e universidades. Precisamos formar cidadãos conscientes de suas responsabilidades para que em um futuro muito próximo eles possam assumir os papéis que lhe cabem”, lembrou o vice-prefeito.

Amadurecimento - “Através da minicidade, vejo o amadurecimento da educação além da sala de aula. Uma formação mais ampla e consciente. Uma formação verdadeiramente cidadã”, destacou a diretora da Escola Educativa, Eliane Nápoli.

Discursos - A consciência reforçada pela diretora esteve presente na maioria dos discursos dos novos eleitos. Entre os citados nos discursos, grandes líderes e pensadores como Mahatma Gandhi, Mário Sérgio Cortella e Paulo Freire.

Escola mais justa e atuante - “Uma escola mais justa e mais atuante começa por nós mesmos. Em nossas casas, família e escola. Eu acredito que posso contribuir para uma sociedade mais justa. Que posso ser um canal de atuação e intermédio para promover as mudanças que a gente tanto precisa”, disse Maria Clara Emílio, uma das eleitas para o cargo de vereadora-mirim da Cidade Cooperativista Educativa.

Parceria com o Sicoob - Em parceria com o Sicoob, a Escola Educativa inaugurou em 2014 a Cidade Cooperativista Educativa, um espaço que auxilia os alunos a compreenderem a importância da atuação correta de um cidadão dentro de um município e proporciona uma formação que vai além do contexto de sala de aula.

Incentivo - Os projetos desenvolvidos na minicidade incentivam a cultura da cidadania e da cooperação, funcionando como uma verdadeira cidade, que propicia a vivência cultural, política, ecológica, financeiro e comercial, por meio de parcerias, para despertar a consciência da responsabilidade de cada pessoa dentro da sociedade, com os seus direitos e deveres.

Práticas - Além de ter custeado a construção do espaço, há seis anos a cooperativa mantém apoio e incentivo para as práticas que ocorrem regularmente na minicidade. A estrutura com miniprédios para a prefeitura, Câmara de Vereadores, cooperativa, igreja, hotel e mercado, por exemplo.

Operações - “Aqui na minicooperativa, as crianças realizam operações semelhantes às realizadas nas instituições financeiras tradicionais. Eles fazem a transação cambial de Real para a moeda que eles adotaram aqui como oficial e realizam pagamento de taxas da minicidade, por exemplo. É um projeto muito bonito e formador”, salienta Maisa Palma Hangai, colaboradora do Sicoob Ouro Verde. (Imprensa Sicoob Unicoob)

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to LinkedIn

Últimas Notícias