Início Sistema Ocepar Comunicação Informe Paraná Cooperativo Últimas Notícias NÚCLEO SUDOESTE: Só o cooperativismo realiza pré-assembleias, lembra Ricken

 

 

cabecalho informe

NÚCLEO SUDOESTE: Só o cooperativismo realiza pré-assembleias, lembra Ricken

“Apenas o cooperativismo possui esta modalidade de realizar pré-assembleias. É uma forma de dar ainda mais transparência às nossas ações. Adotamos essa forma de atuar nos espelhando no que as cooperativas já fazem com sucesso. Aqui é um encontro de trabalho, onde vamos avaliar o que o Sistema Ocepar realizou em 2018 e o que pretende fazer neste ano de 2019”, lembrou o presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, ao fazer a abertura da segundo Encontro de Núcleos, na manhã desta terça-feira (19/03), na Sociedade Rural de Mangueirinha, região Sudoeste do Paraná. Participam 72 dirigentes e cooperados de cinco cooperativas do ramo agro, quatro do crédito, duas de transporte e uma de infraestrutura. As pré-assembleias organizadas pelo Sistema Ocepar são preparatórias para a Assembleia Geral Ordinária (AGO) da entidade, que irá ocorrer no dia 1º de abril, em Curitiba.

G7 -Ricken afirmou que o cooperativismo cada vez mais ocupa espaço em vários segmentos. Citou o fato de hoje a entidade que representa o setor coordenar o grupo das sete federações paranaenses que integram o G-7. “Se hoje fui escolhido para representar o Sistema Ocepar na coordenação deste importante grupo, é por conta do trabalho que todos vocês realizam em suas cooperativas e que fazem do setor representativo e forte”.

Codepa - O anfitrião, Nelson Konzem, presidente da Codepa - Cooperativa de Desenvolvimento e Produção Agropecuária, frisou que pela segunda vez sedia o Encontro de Núcleos. “É uma satisfação poder receber dirigentes de todas as cooperativas da região aqui em Mangueirinha. Nossa cooperativa é nova, surgiu em 28 de março de 2001, e no ano de 2018 faturou R$ 193,5 milhões, com área de ação em Mangueirinha, Honório Serpa e Coronel Domingos Soares, tem 750 cooperados, com 65% é agricultura familiar na produção de grãos.”

Agradecimentos - Jaci Scalvi, coordenador do Núcleo do Sudoeste e vice-presidente da Coasul, afirmou que para ele foi um orgulho ter sido escolhido anos atrás para a função. “Hoje elegeremos um novo coordenador do núcleo Sudoeste, tenho só que agradecer pela confiança em mim depositada pelas cooperativas da região, a Coasul e ao Sistema Ocepar. Confesso que aprendi muito nesses anos todos”, frisou. Integraram também a mesa de abertura o vice-coordenador do Núcleo Sudoeste e presidente da Coopertradição, Julinho Tonus, e Airton Spies, ex-secretário da agricultura de Santa Catarina e um dos palestrantes.

Decisão acertada - Para o presidente da Coprossel, cooperativa de Laranjeiras do Sul, Paulo Pinto, a nova sistemática adotada pelo Sistema Ocepar, de realizar as pré-assembleias durante a primeira rodada de núcleos no ano, foi acertada. “Primeiro, por internalizar os resultados gerais de 2018 e, segundo, por poder ouvir cooperados e dirigentes sobre as reais necessidades de cada região e transformar isso em resultados positivos. Na Coprossel, iniciamos esta modalidade há dois anos e os resultados são positivos e, com certeza, é uma nova semente que o Ricken está lançando e que gerará frutos”, frisou.

Apresentações - O evento contou com as participações do superintendente Robson Mafioletti, que fez apresentação do relatório de atividades de 2018 e plano de ação de 2019; do superintendente, Leonardo Boesche, que falou sobre as ações do Sescoop/PR, e de Anderson Lechechem, gerente da Fecoopar, que discorreu sobre o setor sindical.

Coordenador - Foi eleito como novo coordenador do núcleo do Sudoeste, Clemente Renostto, presidente do Sicredi Parque das Araucárias, e como vice-coordenador, vice, Julinho Tonus, presidente da Coopertradição. Também foram eleitos o presidente do Sincoopar Sudoeste, Nelso Debortolin, presidente da Camisc e como vice, Jacir Scalvi. 

Mais - Ainda nesta semana, o Sistema Ocepar irá realizar as pré-assembleias juntamente com os Encontros de Núcleos nesta quarta-feira (20/03), em Londrina, com representantes do Norte e Noroeste, e na quinta-feira (21/03), em Ponta Grossa, com lideranças do Centro-Sul. As atividades ocorrem das 8h30 às 13h. Nesta segunda-feira (18/03), os eventos ocorreram em Cafelândia, com lideranças do Oeste. Nesta terça ficou decidido que Francisco Beltrão irá sediar o próximo Encontro de Núcleos da região Sudoeste. Já as cooperativas anfitriãs do evento serão definidas posteriormente. 

 

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to LinkedIn

Últimas Notícias