Início Sistema Ocepar Comunicação Informe Paraná Cooperativo Últimas Notícias COCAMAR I: Acervo preserva a memória dos 56 anos da cooperativa

 

 

cabecalho informe

COCAMAR I: Acervo preserva a memória dos 56 anos da cooperativa

 

Ricamente ilustrado, o Acervo Histórico da Cocamar vem sendo estruturado há mais de duas décadas e reúne, em síntese, máquinas e objetos há muito tempo em desuso, doações de famílias de produtores cooperados, documentos, publicações e registros fotográficos. 

 

Estrutura - Com essa memória, é possível resgatar informações e detalhes sobre a história da cooperativa que foi fundada por um grupo de cafeicultores em 1963 e celebra 56 anos nesta terça-feira (27/03). Além da exposição permanente, que fica ao lado do Auditório Central, o Acervo conta com oficina, depósito e arquivos. 

 

Digital - O especialista em patrimônio histórico, Eduardo Rosa Chamaricone, informa que grande parte de mais de 100 mil fotografias encontra-se digitalizada, assim como milhares de documentos. “Estamos avançando também em um acervo digital “, informa Chamaricone. Ele assumiu a função do ex-coordenador e idealizador do espaço, Reynaldo Costa, falecido no ano passado, de quem era auxiliar, e conta com os préstimos do assistente André Luiz Botelho Eugênio. 

 

Curiosidades - Objetos como a placa de bronze descerrada em 1972 pelo ministro da Agricultura Luis Fernando Cirne Lima durante a inauguração da antiga sede que levava o seu nome na Avenida Prudente de Moraes, um mimeógrafo e uma máquina de escrever daquela mesma época, estão entre as curiosidades da exposição permanente, que exibe também, entre muitos outros itens, um incipiente aparelho utilizado para previsão meteorológica da década de 1980 e aquele que teria sido o primeiro notebook da cooperativa, nos final dos anos 1990.  

 

Imagens - Painéis com fotografias, que retratam inaugurações, revelam a passagem de muitas autoridades e lideranças pela Cocamar e também assembleias gerais da década de 1980 que eram acompanhadas por milhares de cooperados. Vídeos institucionais e o arquivo do Jornal Cocamar, que circula desde 1976, também estão preservados – este último na versão digital, inclusive, para servir como fonte de consulta. 

 

Agricultura - O acervo ajuda a contar também um pouco da história da agricultura regional. Entre outros objetos, estão catalogados uma máquina de costurar couro de 1869 (talvez a peça mais antiga da coleção), um triturador de milho dos anos 1940, uma abanadeira de cereais datada de 1952, um trator da década de 1960 que foi inteiramente restaurado e um debulhador de milho de 1962. 

 

Serviço - O Acervo Histórico da Cocamar está aberto para visitação, mas é preciso agendar pelo tel. (44) 3221-3325. (Imprensa Cocamar)

 

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to LinkedIn

Últimas Notícias