cabecalho informe

SESCOOP/PR: Integrantes dos Conselhos Administrativo e Fiscal tomam posse

 

O presidente do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop/PR), José Roberto Ricken, e os membros dos Conselhos Administrativo e Fiscal tomaram posse oficialmente, na tarde desta terça-feira (16/04), em Curitiba, durante a primeira reunião ordinária dos Conselhos Administrativo e Fiscal da entidade, referente à gestão 2019/2022. 

 

Responsabilidade - “Vamos trabalhar em benefício dos 1,8 milhão de cooperados e mais de 100 mil funcionários empregados por nossas cooperativas. Nossa responsabilidade é muito grande perante esse sistema que, no ano passado, faturou mais de R$ 83 bilhões. Queremos alcançar, ainda nesta gestão, a meta financeira dos R$ 100 bilhões em faturamento que consta no nosso planejamento estratégico, o PRC100”, afirmou Ricken na abertura da reunião. 

 

Distinção - Ele destacou ainda que não haverá distinção entre os conselheiros titulares e suplentes dos Conselhos. “Os suplentes vão receber as mesmas informações que os titulares para que possamos atuar em conjunto e, de forma harmônica, fazermos uma bela administração”, acrescentou. 

 

Segregação - Ricken também lembrou que, para assegurar maior independência, não há nos conselhos do Sescoop/PR nenhum membro da diretoria da Ocepar. “Estamos promovendo uma segregação total por recomendação dos órgãos de controle. Também haverá uma segregação das funções internas, seguindo as orientações do Sescoop Nacional e dos órgãos de controle. O presidente do Conselho Administrativo irá conduzir as atividades com o apoio de uma diretoria executiva, que em nosso caso será formado pelo superintendente e gerentes”, explicou.

 

Sistema S - A situação do Sistema S foi outro ponto comentado pelo presidente do Sescoop/PR. “Passamos um momento diferente e aguardamos o posicionamento do governo federal em relação ao Sistema S. Não podemos ser contra a desoneração em folha, incluindo os 2,5% que são recolhidos para o Sistema S. Mas não iremos aceitar a estatização desses recursos. Se existem problemas pontuais envolvendo entidades ligadas ao Sistema S, devem ser penalizados os responsáveis pelos prejuízos. Devemos encontrar uma solução para isso. Temos que dar sequência a esse trabalho realizado, que já possui uma demanda cristalizada. Em setembro, o Sescoop/PR irá completar 20 anos e hoje mais de 92% dos recursos são aplicados nas atividades fim, retornando às cooperativas contribuintes”, disse. “Mas não adianta ficarmos preocupados. Vamos continuar atuando sempre de forma transparente e conduzir nossas atividades de forma correta”, frisou. 

 

Formação dos Conselhos - A assessora jurídica do Sescoop/PR, Daniely da Silva, explicou que, seguindo o regimento interno, a presidência do Sescoop/PR sempre é ocupada pelo presidente da Ocepar. Já o Conselho Administrativo é composto por representantes indicados pelo Conselho Nacional do Sescoop, diretoria da Ocepar e cooperativas contribuintes. Também há os representantes de empregados em cooperativas que, a partir desta gestão, passaram a ser indicados pelas Centrais Sindicais que representam a categoria, seguindo uma determinação judicial. Já o Conselho Fiscal é formado por representantes das cooperativas contribuintes e dos empregados em cooperativas. Veja quem são os integrantes dos dois Conselhos nos quadros abaixo. 

 

Superintendente - Após a assinatura dos termos de posse, o presidente do Sescoop/PR indicou o nome de Leonardo Boesche para assumir o cargo de superintendente da entidade, que foi aprovado por unanimidade pelos conselheiros. Esta é a segunda vez que ele assume o cargo. “Agradeço pela confiança. Vamos trabalhar juntos nesta jornada”, afirmou Boesche. 

 

Orientações - A primeira reunião ordinária dos Conselhos Administrativo e Fiscal do Sescoop/PR prosseguiu com o repasse de informações sobre o funcionamento do Sistema Ocepar, com destaque para o Sescoop/PR, e as responsabilidades dos conselheiros, que receberam um documento contendo as principais resoluções e demais normativos que regem as atividades da entidade. 

 

Sescoop/PR - O Sescoop/PR é responsável por executar atividades de formação profissional, promoção social e de monitoramento, ou seja, o acompanhamento econômico e financeiro das cooperativas. Somente no ano passado, a entidade promoveu 8.898 eventos, com mais de 256 mil participações. Também elaborou 19 cenários e realizou 137 reuniões de acompanhamento, sendo 40 reuniões institucionais, 3 de avaliação e 91 de desempenho. Para este ano, a meta é e promover mais de 8,5 mil eventos com 110 mil horas/aula para atender um público previsto de 165 mil participantes e intensificar as ações da área de monitoramento. 

 

CONSELHO ADMINISTRATIVO

 

José Roberto Ricken

Presidente da Ocepar

Titular do Conselho Administrativo

Presidente

Luiz Roberto Baggio

Bom Jesus

Titular do Conselho Administrativo

Representante do Conselho Nacional

Karla Tadeu Duarte de Oliveira

Sescoop Nacional

Suplente do Conselho Administrativo

Representante do Conselho Nacional

Marcos Antonio Trintinalha

Cocari / Rodocoop

Titular do Conselho Administrativ

Cooperativa Contribuinte

Luciano Ferreira Lopes

Unicamp

Suplente do Conselho Administrativo 

Cooperativa Contribuinte

Solange Pinzon de Carvalho Martins

Sicoob

Titular do Conselho Administrativo

Cooperativa Contribuinte

Hiroshi Nishitani

Unimed / Uniprime

Suplente do Conselho Administrativo 

Cooperativa Contribuinte

Joberson Fernando de Lima Silva

C. Vale/CSB

Titular do Conselho Administrativo

Representante de empregados em cooperativas

Aguinel Marcondes Waclawovsky

Coopavel/UGT

Suplente do Conselho Administrativo 

Representante de empregados em cooperativas

 

 

CONSELHO FISCAL

 

Erik Bosch

Capal

Titular do Conselho Fiscal

Cooperativa Contribuinte

Artur Sawatzky

Witmarsun

Suplente do Conselho Fiscal

Cooperativa Contribuinte

Joel Makohin

Coamo / Credicoamo

Titular do Conselho Fiscal

Cooperativa

Contribuinte

Mércio Francisco Paludo

Fecoerpa / Cerpa

Suplente do Conselho Fiscal

Cooperativa

Contribuinte

Marcos Roberto B.  Antunes

Copacol/UGT

Titular do Conselho Fiscal

Representante de empregados em cooperativas

Akio Cyoia

Integrada/CSB

Suplente do Conselho Fiscal

Representante de empregados em cooperativas

 

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to LinkedIn

Últimas Notícias