Início Sistema Ocepar Comunicação Informe Paraná Cooperativo Últimas Notícias GESTÃO: Sistema Ocepar lança o Programa de Compliance do Cooperativismo Paranaense

 

 

cabecalho informe

GESTÃO: Sistema Ocepar lança o Programa de Compliance do Cooperativismo Paranaense

O Sistema Ocepar vai reunir presidentes, dirigentes e gestores das cooperativas do Paraná, no dia 29 de abril, em Curitiba, para o lançamento do Programa de Compliance do Cooperativismo Paranaense. Na oportunidade, os participantes vão conhecer detalhes de mais esta iniciativa que visa estimular o setor a adotar as melhores práticas de gestão e governança preconizadas mundialmente. A ideia é preparar as cooperativas a adequar a sua cultura à agenda do compliance.

Objetivo - “O Sistema Ocepar, por meio do Comitê de Autogestão do PRC 100, o planejamento estratégico do cooperativismo paranaense, identificou a necessidade de promover a estruturação de mecanismos de integridade nas cooperativas do Paraná. Nosso objetivo é contribuir com a implantação de um Programa de Compliance efetivo, alinhado às demandas da sociedade e contemplando aspectos éticos, legais e de gestão, com o propósito de promover a cultura de integridade nas sociedades cooperativas, envolvendo todos stakeholders”, afirma o superintendente do Sescoop/PR, Leonardo Boesche.

Apresentação - Boesche fará a apresentação do Programa de Compliance do Cooperativismo Paranaense no evento do dia 29 de abril. A programação será aberta pelo presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, e pelo decano da Escola de Negócios da PUCPR, Bruno Henrique Rocha Fernandes.

Palestras - A programação inclui ainda a apresentação de duas palestras: “Governança e Compliance: novo paradigma no ambiente de negócios”, ministrada pelo ex-ministro-chefe da Controladoria Geral da União e sócio da Warde Advogados, Valdir Simão, que colaborou com a regulamentação da Lei n° 12.846/13, conhecida como Lei Anticorrupção; e “Diálogo sobre Compliance: responsabilidades, desafios e perspectivas para as cooperativas”, que será proferida pelo professor da PUCPR, Jelson Oliveira.

O Programa - O Programa de Compliance do Cooperativismo Paranaense contempla uma série de atividades, entre as quais, a realização de um curso para formação do agente de Compliance, que deverá ocorrer in company tendo como público-alvo a equipe da cooperativa que atua ou irá atuar nessa área. Serão tratados os seguintes temas: Diagnóstico, Avaliação de risco, Código de conduta, Controles internos, Gestão de terceiros, Relacionamento com cooperados, Treinamento e comunicação, Canal de Denúncias, Monitoramento e auditoria. Além da parte teórica, os agentes de Compliance vão ainda poder aliar os conhecimentos à prática, por meio de um Programa de mentoria.

Certificação - Uma outra meta importante do Programa de Compliance do Cooperativismo Paranaense é preparar as cooperativas do Estado para que elas obtenham diferentes certificações que atestem a qualidade de sua gestão.

Mais informações - Mais informações sobre o evento de lançamento do Programa de Compliance do Cooperativismo Paranaense podem ser obtidas com Alfredo K. Souza (41 3200 1144 / O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ). Inscrições com Tiago Fernandes Gomes (41 2300 1148 / O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ).

gestao folder 17 04 2019

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to LinkedIn

Últimas Notícias