cabecalho informe

ECONOMIA: Fórum Financeiro da Ocepar discute perspectivas para 2019

 

Cerca de 150 pessoas, representando 26 bancos e instituições financeiras, acompanham, nesta sexta-feira (03/05), o Fórum Financeiro e de Mercado do Sistema Ocepar, na sede da entidade, em Curitiba. O evento foi aberto pelo presidente José Roberto Ricken, e pelo secretário de Agricultura do Paraná, Norberto Ortigara. Compuseram a mesa, da Secretaria de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), o diretor do Departamento de Financiamento e Informação, Wilson Váz de Araújo, e o diretor do Departamento de Gestão de Riscos, Pedro Augusto Martins Loyola Junior, além do coordenador do ramo agropecuário no Sistema OCB (Organização das Cooperativa Brasileiras), e presidente da Cooperativa Agroindustrial Bom Jesus, Luiz Roberto Baggio, e o coordenador do Departamento Econômico da Faep (Federação da Agricultura do Estado do Paraná), Jefrey Kleine Albers.

 

Desafios - O presidente da Ocepar, José Roberto Ricken, fez uma explanação sobre o cooperativismo do Paraná, elencou as prioridades e os desafios a serem superados para a manutenção dos indicadores positivos do setor. O dirigente enfatizou a importância da defesa da política agrícola e manutenção do crédito rural, “mecanismo fundamental para o desenvolvimento e competividade da agropecuária brasileira”. O secretário Norberto Ortigara aproveitou para entregar aos representantes do Mapa, documento com sugestões acerca do zoneamento agrícola de risco climático, e ressaltou a importância de eventos como o fórum, “para encontrar soluções frente aos desafios que são barreiras ao crescimento da agropecuária paranaense”. 

 

Palestras - Pela manhã, ocorreram duas palestras: Pedro Loyola tratou das perspectivas para o seguro rural e Progro no Brasil, e Pedro Váz falou sobre as principais políticas do Plano Agrícola e Pecuário da safra 2019/2010 Wilson Váz de Araújo. À tarde, o evento prossegue com as palestras Cenários do Cooperativismo Paranaense, por João Gogola Neto, coordenador de Desempenho do Sistema Ocepar, e Conjuntura Econômica e Política e Perspectivas 2019-2022, por Juan Jensen, economista da 4E Consultoria.

 

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to LinkedIn

Últimas Notícias