cabecalho informe

MERCADO: Reuters confirma com o Cepea: Prêmio da soja do Brasil avança para quase US$ 1/bu

 

mercado 14 05 2019Os prêmios para embarque de soja em junho no Brasil avançaram nesta segunda-feira (13/05) a 92 centavos de dólar por bushel, com o mercado reagindo à guerra comercial entre Estados Unidos e China, que deve aquecer a demanda pelo produto brasileiro, informou o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea).

 

Prêmio - Em meio a uma queda nos preços na bolsa de Chicago e uma alta do dólar frente ao real, o prêmio para exportação em junho via Paranaguá, importante porto brasileiro, ampliou-se em quase 10 centavos ante o valor de sexta-feira (10/05), atingindo o maior nível desde 7 de dezembro.

 

Compensação - Dessa forma, o prêmio mais do que compensou a queda diária de quase 7 centavos do contrato de julho em Chicago, utilizado como referência para embarques de soja em junho no Brasil.

 

Pressão - O acirramento da guerra comercial pressionou o mercado em Chicago, onde operadores esperavam um acordo comercial que não aconteceu. Em vez disto, as duas maiores economias do mundo anunciaram mais tarifas mútuas, o que mexeu com os prêmios no Brasil. Com os EUA subindo tarifas e a China retaliando, aumenta a expectativa de maior demanda chinesa por soja brasileira, informou à Reuters o Cepea, da Esalq/USP.

 

Repetição - A situação lembra o que aconteceu no ano passado, quando os chineses aumentaram fortemente as importações de soja do Brasil por conta das tarifas aplicadas ao produto norte-americano. Por conta disso, em 2018, o Brasil exportou um recorde de cerca de 84 milhões de toneladas de soja, produto que é o principal da pauta de exportações do país.

 

Patamar - Em novembro do ano passado, o prêmio sobre Chicago atingiu mais de 2 dólares por bushel, na esteira da forte demanda pelo produto brasileiro, em uma época em que o Brasil já quase não tinha mais soja para o exportar. Atualmente, produtores brasileiros ainda têm grandes volumes para embarcar, uma vez que a colheita terminou recentemente.

 

Precaução - Apesar da alta no prêmio, o produtor está relutante ainda em negociar mais soja, segundo o Cepea, com a tabela do frete do governo inviabilizando muitos negócios. O Cepea, no entanto, avalia que nova alta do prêmio poderia influenciar fortemente os preços no mercado físico de grãos, trazendo um descolamento maior entre os valores no Brasil e em Chicago, e ao mesmo tempo impulsionando as vendas pelos de agricultores.

 

Retaliação - A China informou nesta segunda-feira (13/05) que vai impor tarifas mais altas a uma série de produtos norte-americanos, respondendo a um aumento de tarifas que os Estados Unidos anunciaram na semana passada.

 

Câmbio - O dólar subiu fortemente nesta segunda-feira, em meio ao pessimismo global decorrente do recrudescimento da disputa tarifária entre China e EUA. Na máxima do dia, a cotação da moeda norte-americana bateu os 4,0054 reais.(Reuters/Notícias Agrícolas)

(Foto: ANPr/Divulgação)

 

 

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to LinkedIn

Últimas Notícias