cabecalho informe

SICREDI: Jovens de cooperativas de crédito de diversas partes do mundo estão reunidos em Curitiba

 

As instituições financeiras cooperativas estão se fortalecendo cada vez mais ao redor do mundo e o Brasil é um dos países mais representativos nesse movimento, que tem como valores principais a inclusão social e a gestão democrática. Maior sistema de cooperativas de crédito do País, o Sicredi realiza nesta terça e quarta-feira (21 e 22/05), em Curitiba, o 2º Summit dos Comitês Jovem, reunindo lideranças do Brasil e de outros nove países.

 

Representantes - Participam do evento representantes de Angola, Argentina, Canadá, Chile, Colômbia, Costa Rica, Estados Unidos, Síria e Vaticano, além de jovens que integram cooperativas de crédito brasileiras. Antes mesmo do encontro ter início os estrangeiros puderam conhecer as belezas de Curitiba, como o Jardim Botânico, a Opera de Arame e o Museu Oscar Niemeyer, além do icônico restaurante Madalosso.

 

Visita - No fim do dia visitaram uma agência do Sicredi, que é a primeira instituição financeira cooperativa do Brasil. À noite, alguns integrantes da comitiva jantaram no restaurante da chef Manu Buffara, que vai abrir o Ella em Nova Iorque em breve.

 

O evento - O 2º Summit dos Comitês Jovem é uma realização da Central Sicredi PR/SP/RJ e conta com a participação de diversos profissionais internacionais para discutir temas relacionados ao cooperativismo, à coletividade e à diversidade, com a proposta de integrar centenas de jovens que compõem os comitês organizados pelas cooperativas do Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro, visando formar novas lideranças.

 

Participação - A edição conta com a participação do presidente do WOCCU - World Council of Credit Unions (Conselho Mundial das Cooperativas de Crédito), Steve Stapp, que fala sobre os projetos de inclusão e diversidade das cooperativas em nível global, do diretor operacional do WOCCU, Paul Treinen, e de Gisele Gomes, que atua na formação de jovens e de mulheres líderes junto ao WOCCU.

 

Outra atração - Outra atração do evento é Niki Sharma, advogada e diretora da Vancity Credit Union, cooperativa de crédito baseada na cidade de Vancouver, no Canadá, que aborda a necessidade de ampliar a visão de diversidade nas cooperativas. Por fim, o Summitt ainda conta com a participação do argentino Enrique Palmeyro, psicopedagogo e professor de teologia, que é diretor global da “Scholas Occurrentes dei Vaticano”, projeto de autoria do Papa Francisco que realça a importância de uma visão integrada de esporte e arte na educação.

 

Discussões temáticas - Para o segundo dia (22/05) estão programadas discussões temáticas dentro do painel “15x15”, que contará com a participação de jovens destaques em assuntos relacionados à liderança e diversidade. Para fechar, Lucas Foster, fundador do ProjectHub, partilhará sua experiência com empreendedorismo e liderança criativa.

 

Sobre o Sicredi - O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento dos seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. O modelo de gestão do Sicredi valoriza a participação dos mais de 4 milhões de associados, os quais exercem papel de donos do negócio. Com presença nacional, o Sicredi está em 22 estados* e no Distrito Federal, com mais de 1.700 agências, e oferece mais de 300 produtos e serviços financeiros (www.sicredi.com.br). (Imprensa Sicredi)

*Acre, Alagoas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.

 

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to LinkedIn

Últimas Notícias