Início Sistema Ocepar Comunicação Informe Paraná Cooperativo Últimas Notícias FRÍSIA: Importância do feijão na cadeia produtiva dos Campos Gerais é discutida em Carambeí

 

 

cabecalho informe

FRÍSIA: Importância do feijão na cadeia produtiva dos Campos Gerais é discutida em Carambeí

frisia 22 05 2019A importância da produção de feijão em Carambeí e em toda região dos Campos Gerais do Paraná foi destacada durante as apresentações do evento “Do Campo à mesa: sustentabilidade na cadeia produtiva do feijão”, realizado pela Syngenta em parceria com a Frísia Cooperativa Agroindustrial e a Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep), com o apoio da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). As discussões ocorreram no Parque Histórico de Carambeí no último dia 20 de maio.

Sustentabilidade - O aspecto sustentável da produção do grão foi enfatizado pelo produtor e cooperado da Frísia, Geraldo Slob, que colheu uma média de 2.750 kg por hectare na última safra. “O feijão é fundamental para evitar pragas e doenças na lavoura. Fazemos duas safras por ano e tratamos essa cultura com muita atenção e carinho. É alimento, vai para a mesa das pessoas”, destacou ele ao comentar que sempre leva uma “panela de feijão recém-colhido para meus filhos”.

Importância - O diretor-presidente da Frísia, Renato Greidanus, abordou a visão do sistema cooperativo sobre a produção do feijão e sua importância para a verticalização da produção agrícola. “Não temos mais espaço horizontal para crescer, por isso precisamos criar alternativas para que o produtor seja sustentável na sua atividade e melhore ano a ano seu faturamento por hectare”, disse ele, destacando a necessidade da diversificação da produção entre os cooperados tanto pelos aspectos econômicos quanto ambientais. “Nosso negócio tem que permanecer para a novas gerações, e temos que atentar para como vamos entregar nossa propriedade para nossos sucessores”, completou.

Integração - Segundo o gerente de Marketing de Feijão, Trigo e Arroz da Syngenta, Marcelo Alves Souza, o objetivo do evento foi unir toda a cadeia do feijão, integrando indústria, iniciativa privada, governo e produtores, a fim de promover um debate que trouxesse a visão de todos os elos da produção. “Queremos disseminar boas práticas agrícolas com ênfase para a responsabilidade ambiental. Toda a sociedade ganha com um produto melhor”.

Paraná, maior produtor - O Paraná é o maior produtor brasileiro de feijão, com 686 mil toneladas produzidas no último ano, segundo dados da FAEP, chegando a fazer três safras por ano em alguns municípios. E os Campos Gerais é o maior produtor de feijão do Estado, tendo em Carambeí o epicentro de uma região formada por Castro, Irati, Tibagi, Palmeira, Prudentópolis e Ivaí, maiores produtores do Estado.

Potencial - O potencial de consumo do feijão é alto no Brasil, afirmou o economista da federação, Jeffrey Albers. “Hoje o brasileiro consome uma média de 15 kg per capita, mas achamos que o consumo pode aumentar pelo menos mais 5 kg por pessoa”, disse ele. Albers ressaltou que esse mercado é estável, sem grandes variações da produção. “Somos autossuficientes, não importamos nem exportamos”, afirmou ele.

Números - Feijão em números:

- Consumo nacional: 15 kg/habitante/ano

- Produção Brasil: 3 milhões de toneladas

- Produção Paraná: 686 mil toneladas

- Estado é maior produtor brasileiro, responsável por 23% da produção nos últimos dez anos

- Produzido em 328 municípios do Paraná

Sobre a Frísia Cooperativa Agroindustrial - Fundada em 1925, a Frísia é a cooperativa mais antiga do Paraná e segunda do Brasil. Localizada na região dos Campos Gerais, tem sua produção voltada ao leite, carne e grãos, principalmente, trigo, soja e milho. A cooperativa é resultado da união do trabalho de todos os cooperados e colaboradores; da diversificação da produção, englobando a produção leiteira, de grãos e de proteína animal; e da alta qualidade do que é feito e comercializado, com animais de excelente genética, rastreamento e investimento em tecnologia, infraestrutura e mão de obra. Os valores da cooperativa são Fidelidade, Responsabilidade, Intercooperação, Sustentabilidade, Integridade e Atitude (FRISIA).

Sobre a Syngenta - A Syngenta é uma empresa líder no segmento agrícola, que tem como ambição ajudar a nutrir o mundo e cuidar do planeta. Visamos melhorar a sustentabilidade, qualidade e segurança da agricultura por meio de ciência de ponta e soluções inovadoras para os cultivos. Nossas tecnologias permitem que milhões de agricultores em todo o mundo façam melhor uso dos recursos agrícolas disponíveis. Temos 28 mil funcionários em mais de 90 países trabalhando para transformar a forma como os cultivos são plantados e manejados. Por meio de parcerias, colaborações e o The Good Growth Plan, nosso Plano de Agricultura Sustentável, nos comprometemos a aumentar a produtividade nas fazendas, resgatar terras da degradação, promover a biodiversidade e revitalizar comunidades rurais. Para saber mais, acesse www.syngenta.com.br e www.portalsyngenta.com.br. Siga-nos no Facebook em facebook.com/SyngentaBrasil/, no Twitter® em @SyngentaBrasil e no Instagram em @SyngentaBrasil. (Imprensa Frísia)

 

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to LinkedIn

Últimas Notícias