cabecalho informe

GPTW: Sistema Ocepar inicia nova fase de ações voltadas à melhoria do clima organizacional

Nesta segunda-feira (03/06), o Sistema Ocepar reuniu os funcionários e a diretoria executiva para iniciar uma nova etapa de ações destinadas à melhoria do clima organizacional, desenvolvidas em parceria com a empresa Great Place to Work (GPTW). “Passamos a maior parte das nossas vidas no trabalho. Por isso, queremos transformar o nosso ambiente em um ambiente maravilhoso para que possamos nos realizar pessoal e profissionalmente”, afirmou o presidente da entidade, José Roberto Ricken, na abertura do evento.

Pesquisa - No ano passado, a GPTW aplicou uma pesquisa sobre ambiente de trabalho, com a participação dos profissionais das três entidades que integram o Sistema Ocepar: Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Paraná (Ocepar), Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop/PR) e Federação e Organização das Cooperativas do Estado do Paraná (Fecoopar). Os resultados do levantamento estão sendo utilizados no aprimoramento da gestão da organização.

Potencial - Nesta segunda, os trabalhos tiveram continuidade com a apresentação da palestra “Despertando o pleno potencial das pessoas na Ocepar na era digital”, ministrada pelo diretor regional do GPTW no Paraná, Hilgo Gonçalves. Diante de tantas mudanças que vivenciamos no dia-a-dia, com forte influência da tecnologia, ele destacou a importância das pessoas em todos os processos, seja na transformação digital, em inovação, na gestão das empresas. “A transformação está nas pessoas, em sua forma de pensar, agir e fazer negócios. Como colaboradores, devemos ser agentes participativos neste momento de transformação. Já as empresas devem valorizar as pessoas em sua diversidade. As lideranças devem escutar os colaboradores. O feedback é um momento de ouro. A comunicação interna é fundamental e deve ser de mão dupla. Também é importante buscar proximidade, por meio de uma estratégia que deve clara. Os líderes devem inspirar. As empresas também devem atuar em busca do equilíbrio entre a vida profissional, pessoal e até financeira do seu quadro funcional”, afirmou Gonçalves. O diretor regional da GPTW também destacou a importância de se criar um ambiente de confiança nas empresas para a obtenção de resultados efetivos. “A cultura de alta confiança envolve ouvir muito os funcionários. Em segundo lugar, aperfeiçoar as práticas, num sistema de valores compartilhados pelos seus membros, em todos os níveis. Em terceiro lugar, desenvolver as lideranças. É num ambiente de confiança que as empresas constroem o seu legado”, acrescentou.

Levantamento - O GPTW está presente em 61 países e realiza o levantamento em mais de 10 mil empresas, abrangendo 12 milhões de profissionais ao ano. Em 1997, divulgou a primeira lista das melhores empresas para se trabalhar feita no Brasil. No Paraná, a empresa está presente deste 2009 e já reconheceu 60 empresas do Estado, entre elas várias cooperativas.

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to LinkedIn

Últimas Notícias