Início Sistema Ocepar Comunicação Informe Paraná Cooperativo Últimas Notícias MEIO AMBIENTE: Cooperativas promovem ações de preservação dos recursos naturais

 

 

cabecalho informe

MEIO AMBIENTE: Cooperativas promovem ações de preservação dos recursos naturais

dia mundial destaque 05 06 2019Nesta quarta-feira-feira (05/06) é celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente. A data será lembrada ao longo da semana, com diversas atividades destinadas a destacar a importância da preservação dos recursos naturais. As cooperativas do Paraná também estão engajadas neste sentido, com a realização de eventos para comemorar a data nas comunidades onde estão inseridas. Além disso, elas investem constantemente em ações como reflorestamento, recuperação de áreas degradadas, combate à poluição do ar, tratamento de efluentes, recolhimento de embalagens vazias de agroquímicos, melhoria da qualidade da água, projetos de geração de energia renovável,educação ambiental,entre outros.

Uso racional- “O uso racional dos recursos naturais recebe atenção crescente do cooperativismo paranaense e do segmento agropecuário, com auxílio importante das novas tecnologias de monitoramento, que conferem precisão científica aos dados de preservação, superando as discussões motivadas por questões ideológicas, que em geral se valem de informações superficiais”, afirma o presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken.

Estudo - Ele lembra ainda que o estudo de georreferenciamento, encomendado pela Ocepar e cooperativas, apresentado pela Embrapa Territorial em 2018, constatou que os agricultores paranaenses destinam quase 28% de suas áreas para a preservação ambiental. “É uma informação que demonstra o comprometimento do setor com a racionalidade e proteção do meio ambiente. Com esses dados científicos, os estudos têm sido aprofundados e estão embasando as estratégias do cooperativismo para o crescimento sustentável de seus negócios”, acrescenta Ricken. Clique aqui para conferir na íntegra o estudo da Embrapa Territorial

Comemoração - O Dia Mundial do Meio Ambiente foi instituído pela Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) em 1972, na Conferência de Estocolmo, na Suécia, com objetivo de estimular atividades e a conscientização global em prol do meio ambiente, baseando-se em uma temática anual específica. O tema deste ano é “Poluição do Ar”, uma questão crítica tanto para o meio ambiente quanto para a saúde humana.

Brasil - No Brasil, o governo estabeleceu, por meio do Decreto Federal 86.028, de 27 de maio de 1981, que neste período em todo território nacional se promovesse a Semana Nacional do Meio Ambiente, com a finalidade de apoiar a participação da comunidade na preservação do patrimônio natural do País. Nesta quarta-feira, o governo federal e a ONU Meio Ambiente irão promover um evento para celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente, com apoio da Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS), Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) e União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica). O ministro Ricardo Salles irá anunciar o Lançamento da Rede Nacional de Monitoramento da Qualidade do Ar. E, em sinergia com a temática, o Programa ambiental da ONU se uniu à OPAS/OMS para lançar, no mesmo evento, a Campanha Respire Vida no Brasil. O objetivo é mobilizar as cidades e indivíduos para proteger a nossa saúde e a saúde do planeta dos efeitos nocivos provocados pela contaminação do ar.

Foto: Assessoria C.Vale

 

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to LinkedIn

Últimas Notícias