cabecalho informe

SICREDI RIO PARANÁ: Lançado o dado do Programa A União Faz a Vida

Em busca de incorporar boas atitudes, as escolas Aníbal Israel Liutti, Flavio Luiz Botter, José Miranda Gomes, Maria de Lourdes Roque; CMEI: Atílio Fonzar, Creches: Marlene Alcebíades, CMEI Raio de Luz, CMEI Santa Maria, escola particular Brasileirinho e Apae Maria do Rosa Torre, todas do município de Santa Cruz de Monte Castelo (PR), ganharam o Dado do Programa A União Faz a Vida (PUFV). O PUFV é desenvolvido no município paranaense há cinco anos, em parceria o setor de Desenvolvimento do Cooperativismo da Sicredi Rio Paraná PR/SP.

Uso - De acordo com as assessoras de Desenvolvimento do Cooperativismo da Sicredi Rio Paraná PR/SP, Tabata Furlan e Clelia Ruiz, esse dado já era utilizado em sala de aula, porém em tamanho reduzido. A ideia de criar um maior partiu dos próprios professores. “Foi demandado um maior, que estivesse visível para todos e fosse lembrado todos os dias. Após análise e levando em consideração o tempo já trabalhado com essa prática e tempo de programa no município, que já soma 5 anos, foi decidido pela colocação em todos os centros educacionais participantes”, explicam as assessoras.

Prática - A ideia agora é que a prática constante da atividade leve a incorporação dessas boas atitudes. “já tivemos relato de professora que a mãe a procurou para saber o que a professora tinha trabalhado com o aluno, pois ele estava diferente, ajudando em casa,”, lembram as assessoras da cooperativa.

Base - A ideia de criá-lo foi com base no dado da paz. Em cada face do dado consta uma dimensão do programa: solidariedade, justiça, empreendedorismo, diversidade ou diálogo e em outra face os princípios cooperação e cidadania.

Diário - Todos os dias, conduzidos pelo professor, os alunos girarão o dado e a face que “parar” é a prática que eles farão na escola/casa/comunidade ao longo do dia. Ao lado do dado tem uma placa com as orientações.

Informações - Confira as informações do dado:

Gire o dado e proponha colocar em prática ao longo do dia:

1 - Ter atitude de ajudar e servir:

Realize alguma ação quer você possa ajudar/servir, mesmo com aquele que você não tenha muita afinidade;

2 – Diálogo: quando posso falar e escutar:

Dialogue com diferentes alunos da sala. Dialogue com todas as pessoas sem excluir ninguém

3 – Empreendedorismo: ter atitudes inovadoras e de liderança:

Tenha ideias criativas, persistência, comprometimento e autoconfiança.

4 – Justiça: direitos e deveres:

Pratique algo que você perceba a importância de ser justo e compreender seus direitos e deveres

5 – Diversidade: respeitar as diferenças:

Se coloque no lugar do outro. Faça ao outro o que gostaria que fosse feito a você

6 – Solidariedade: ser solidário com o próximo:

Seja solidário com o amigo em qualquer situação: tristeza, alegria, dificuldade, bulling, no recreio, em uma brincadeira em sala de aula, etc.

(Imprensa Sicredi Rio Paraná PR/SP)

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to LinkedIn

Últimas Notícias