Início Sistema Ocepar Comunicação Informe Paraná Cooperativo Últimas Notícias FRÍSIA: Carambeí recebe o 41º Zeskamp

 

 

cabecalho informe

FRÍSIA: Carambeí recebe o 41º Zeskamp

 

Carambeí, município nos Campos Gerais do Paraná, é sede do 41º Zeskamp, encontro anual de descendentes da imigração holandesa no Brasil. O evento teve início na quarta-feira (17/07), e vai até o dia 20/07, promovendo atividades esportivas e gincanas para 1.800 atletas inscritos. O Zeskamp tem o apoio da Frísia Cooperativa Agroindustrial e do Clube Social Carambeí, sendo uma das formas de manter viva a cultura holandesa no Brasil, principalmente para as novas gerações.

 

Público e atividades - O Zeskamp reúne, em quatro dias, milhares de descendentes, entre familiares e jovens que acompanham apresentações artísticas, seis atividades esportivas, duas gincanas e um jogo de mesa. Os participantes são das colônias holandesas de Arapoti (PR), Campos de Holambra (SP), Carambeí, Castrolanda (PR), Holambra I (SP) e Não-Me-Toque (RS), que também se revezam como sede do evento.

 

Confraternização - Segundo o presidente da Comissão Organizadora e vice-presidente da Frísia, Gaspar de Geus, o Zeskamp surgiu como uma forma de confraternização. A última vez que Carambeí sediou foi em 2011, na comemoração dos 100 anos da imigração holandesa. “O Zeskamp é muito importante para nós, e tem a Frísia como apoiadora. É uma forma de confraternização com a comunidade local, inclusive, com famílias da cidade que recebem os visitantes em suas casas, mas também muitos têm a possibilidade de acampar”.

 

Comunidade - Durante o evento de abertura, nas dependências do Ginásio de Esportes Frísia, as três gerações participantes do Zeskamp foram representadas pela família Biersteker (Pieter Rienk Biersteker, Pieter Arthur Biersteker, Amanda A. Biersteker e Manuela A. Biersteker) que conduziram a tocha para acendimento do fogo Olímpico. O juramento do atleta foi conduzido por Richard F. Dijkstra e as apresentações artísticas contaram com a presença de ginastas campeãs brasileiras e sul-americanas. Coube a banda de música do 13º Batalhão de Infantaria Blindado tocar o hino do Brasil e Holanda, acompanhando o protocolo de autoridades presentes. Para o prefeito de Carambeí, Osmar Blum, a imigração holandesa tem fundamental importância para o desenvolvimento da região, sendo exemplo de união, trabalho e determinação.

 

Modalidades - Os esportes realizados são: futsal, futebol de campo, futebol society, vôlei, vôlei de praia e tênis. Além disso, será praticado o rummikub, jogo de mesa que combina elementos de dominó, carta e xadrez.

 

Quatro décadas - O evento acontece há quatro décadas, todos os anos, e sempre no mês de julho, para inscritos. A programação completa pode ser acompanhada no aplicativo ou no site: www.zeskamp.com.br

 

Sobre a Frísia Cooperativa Agroindustrial - Fundada em 1925, a Frísia é a cooperativa mais antiga do Paraná e segunda do Brasil. Localizada na região dos Campos Gerais, tem sua produção voltada ao leite, carne e grãos, principalmente, trigo, soja e milho. A cooperativa é resultado da união do trabalho de todos os cooperados e colaboradores; da diversificação da produção, englobando a produção leiteira, de grãos e de proteína animal; e da alta qualidade do que é feito e comercializado, com animais de excelente genética, rastreamento e investimento em tecnologia, infraestrutura e mão de obra. Os valores da cooperativa são Fidelidade, Responsabilidade, Intercooperação, Sustentabilidade, Integridade e Atitude (FRISIA). (Imprensa Frísia)

 

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to LinkedIn

Últimas Notícias