cabecalho informe

UNIMED LONDRINA: Evento discute utilização correta de antibióticos e tratamento de infecções

Temas como o uso de antimicrobianos, administração de antibióticos e prevenção de infecções hospitalares serão discutidas na X Imersão em Antimicrobianos do Paraná. O evento será realizado no auditório da sede administrativa da Unimed Londrina (Av. Ayrton Senna, 1065), em Londrina (PR), no próximo dia 30 de agosto, às 16h. As inscrições já estão abertas no link http://unimed.me/1008x5. O público-alvo são profissionais da área da saúde.

Atualização - A médica infectologista e organizadora do evento Claudia Carrilho explica que a iniciativa tem como objetivo atualizar, por meio de aulas de curta duração, os profissionais da saúde sobre a utilização de antibioticoterapia nos tratamentos de pacientes, prevenção de infecções e resistência bacterianas. “A resistência antimicrobiana atinge índices cada vez mais preocupantes. Hoje, temos pacientes com infecções intratáveis. O uso otimizado dos antimicrobianos é a condição básica para tentar minimizar ou retardar esse efeito”, ressalta Claudia. “Hoje, as mini aulas estão sendo mais utilizadas por conterem as informações necessárias de forma prática, sem ser cansativo”, explica a infectologista sobre a dinâmica do evento.

Aulas - Ao todo serão 11 aulas de até 25 minutos de duração. Elas serão ministradas por profissionais universitários e de hospitais da região. Os assuntos vão desde tratamento de pneumonia, tratamento de infecções em pediatria, eventos adversos antimicrobianos, dentre outros.

Manual - O evento também irá lançar a 4ª edição do manual "Protocolo e Diretrizes: Antibioticoterapia e Prevenção de Infecções Hospitalares". O guia é produzido pela Unimed Londrina, com auxílio da infectologista Claudia Carrilho. O material será entregue no dia do evento e disponibilizado em formato físico para instituições de ensino e de saúde e em PDF no site da operadora de planos de saúde para os demais públicos.

Uso adequado - De acordo com a médica, o manual irá direcionar o uso adequado dos antimicrobianos. “O uso de guias faz parte da estratégia Antimicrobial Stewardship. É uma das ferramentas para otimizar o uso dessas drogas”, comenta Claudia ao citar o programa criado nos EUA em 2006 que visa ao gerenciamento correto desses medicamentos nos serviços de saúde. Este assunto já está em discussão no Brasil. Um projeto chamado Stewardship Brasil foi lançado no país em abril deste ano pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), em parceria com a Associação Brasileira dos Profissionais em Controle de Infecções e Epidemiologia Hospitalar (ABIH).

Patrocínio - A X Imersão em Antimocrobianos do Paraná tem patrocínio da Unimed Londrina, Hospital Universitário – UEL, Pfizer, Sanofi, MSD e Associação Paranaense de Infectologia (Apri). (Imprensa Unimed Londrina)

 

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to LinkedIn

Últimas Notícias