cabecalho informe

AFTOSA: Ricken participa de evento sobre o tema em São José dos Pinhais

O presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, participou, na manhã desta segunda-feira (12/08), da abertura do 2º Simulado Conjunto em Emergência Sanitária para Atendimento de Foco de Febre Aftosa, no La Dolce Vita Park Hotel, em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, promovido por meio de convênio de cooperação técnica entre o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e o Comitê Veterinário Permanente do Mercosul (CVP), com apoio da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar).

Presenças Participam deste simulado, 160 profissionais, entre eles, 64 fiscais da Adapar, 38 servidores estaduais de outras unidades da federação, 37 do Mapa, 7 da Defesa Civil, 2 da prefeitura de São José dos Pinhais e 12 profissionais de outros países como Argentina, Uruguai, Bolívia, Chile e Paraguai que integram o Cone Sul, além de representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e abastecimento (Mapa), do Centro Panamericano de Febre Aftosa (Panaftosa), do BID e demais entidades parceiras.

Teoria e prática – O evento, que prossegue até sexta-feira (16/08), terá atividades teóricas e práticas com foco na febre aftosa, abordando procedimentos de diagnóstico, colheita de amostras, investigação epidemiológica, rastreabilidade, sistema de informação e registro de investigações, medidas de biossegurança, procedimentos de contenção e erradicação, seguindo as diretrizes do Plano Nacional de Contingência para a doença, integrante do Programa Nacional de Erradicação da Febre Aftosa (Pnefa).

Documento – O Sistema Ocepar elaborou um documento sobre a importância do Paraná obter o status de área livre de febre aftosa sem vacinação, tanto em âmbito nacional como internacional, para conquistar novos mercados para a carne produzida no Estado. Clique aqui para conferir na íntegra o material. (Com informações Imprensa Adapar)

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to LinkedIn

Últimas Notícias