Início Sistema Ocepar Comunicação Informe Paraná Cooperativo Últimas Notícias CAPAL: Conscientização é chave para reduzir acidentes de trabalho

 

 

cabecalho informe

CAPAL: Conscientização é chave para reduzir acidentes de trabalho

 

capal 22 08 2019A Capal Cooperativa Agroindustrial realizou, entre os dias 14 e 16 de agosto, a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Sipat) de 2019. Com o tema “Inovação e tecnologia a favor da segurança”, o evento reuniu mais de 800 colaboradores da cooperativa, que participaram da programação preparada para a semana de conscientização. 

 

Atenção - Em “Percepção de risco”, o renomado palestrante Maurício Louzada falou sobre a importância da empresa e colaborador estarem atentos às atividades e aos riscos envolvidos. Louzada ressalta que existem três tipos de riscos: os que percebemos e controlamos; os que percebemos e não controlamos; e os que não percebemos, e que é preciso prever as situações e se preparar para elas. 

 

Comportamento - No segundo dia de programação, os participantes puderam conferir os ensinamentos do diretor executivo da M&M Tecnologia Comportamental, Carlos Massera. Ele falou sobre a importância de entender o comportamento dos trabalhadores, compartilhou dicas sobre como eles podem atuar de forma mais segura e apresentou o Programa de Segurança Comportamental Cuidar Mais. Criado pelo palestrante, o premiado programa visa a redução de acidentes de trabalho por meio da melhora da cultura e da liderança em segurança.

 

Fator importante - Para o técnico em Segurança do Trabalho da Capal, Renato Mainardes, a conscientização dos trabalhadores é um fator importante para a prevenção de acidentes. "Muitos casos de acidente de trabalho poderiam ser evitados, por isso essas formas de conscientização são tão importantes", explica.

 

Quiz - No encerramento da Sipat, equipes participaram de um quiz apelidado de Conexão Sipat. A equipe que respondeu de maneira mais rápida e corretamente às questões relacionadas à segurança do trabalho foi premiada com uma cesta de produtos da Alegra. O presidente executivo da Capal, Adilson Fuga, ressaltou a importância da Sipat. “Tivemos muitos momentos divertidos durante a semana, mas é importante ressaltar a relevância do assunto. Temos que cuidar de nós mesmos e um dos outros”, finalizou.

 

Cenário brasileiro - Dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT) apontam que durante o decênio 2007 - 2017 foram registrados 1,3 milhão de acidentes de trabalho graves, sendo o Brasil o quarto País com o maior número deles (2.503), atrás apenas da China (14.924), Estados Unidos (5.764) e Rússia (3.090). Além disso, dados da Previdência Social brasileira apontam que, entre os anos de 2014 e 2018, 1,8 milhão de pessoas foram afastadas devido a acidentes de trabalho.

 

Sobre a Capal Cooperativa Agroindustrial - Fundada em 1960, a Capal conta atualmente com mais de 3 mil associados, distribuídos em 14 unidades de negócios, nos estados do Paraná e São Paulo. A cadeia agrícola responde por cerca de 70% das operações da cooperativa, produzindo mais de 640 mil toneladas de grãos por ano, com destaque para soja, milho e trigo. A área agrícola assistida ultrapassa os 140 mil ha. O volume de leite negociado pela Capal mensalmente é de 9 milhões de litros, proveniente de 360 produtores com uma média de produção de 2,5 mil litros/dia. (Imprensa Capal)

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to LinkedIn

Últimas Notícias