cabecalho informe

VISITA: Diretor da OMC é recebido na sede do Sistema Ocepar

O diretor da Divisão de Agricultura de Produtos de Base da Organização Mundial do Comércio (OMC), Edwini Kessie, visitou, na manhã desta quarta-feira (04/09), a sede do Sistema Ocepar, em Curitiba. O visitante foi recebido pelo presidente da entidade, José Roberto Ricken, o superintendente Robson Mafioletti, e o presidente da Cooperativa Bom Jesus e  coordenador nacional do ramo agropecuário da OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras), Luiz Roberto Baggio. Também esteve presente da reunião a consultora Emily Rees, gestora da Trade Strategies. Ambos participarão, nesta quinta-feira (05/09), do 7° Fórum de Agricultura da América do Sul, uma iniciativa do jornal Gazeta do Povo, que será realizada no Museu Oscar Niemeyer.

Desenvolvimento O analista Maiko Vinicius Zanella apresentou os indicadores econômicos e sociais do cooperativismo paranaense. O presidente Ricken entregou ao diretor da OMC um catálogo dos produtos produzidos por cooperativas paranaenses. Kessie afirmou que a força do cooperativismo do Paraná, em especial no ramo agropecuário, o surpreendeu. “É um setor muito organizado e que traz muitos benefícios ao desenvolvimento dos produtores agrícolas e também para a economia do estado”, afirmou.

Fórum - Kessie vai ministrar a conferência de abertura do 7º Fórum de Agricultura, evento que ocorre paralelamente ao Fórum dos Presidentes das Cooperativas do Paraná promovido pelo Sistema Ocepar e que será acompanhado por cerca de 100 lideranças do cooperativismo paranaense, nesta quinta e sexta-feira (05 e 06/09).

Tema - Nesta edição, o Fórum de Agricultura da América do Sul vai debater o tema “Da Produção ao Mercado – Global e Sustentável”. De acordo com os organizadores, a ideia é intensificar as discussões sobre as tendências transversais do agronegócio que impactam na produção e no consumo, como oferta e demanda, tecnologia e logística, sanidade, mercado e políticas comerciais. A pergunta a ser respondida é: como se manter eficiente e competitivo em um ambiente geopolítico cada vez mais globalizado e que passa por constantes e intensas transformações?

Especialistas - Para discutir o assunto, foram convidados especialistas de diversas entidades com atuação mundial. Alem do diretor da OMC, Edwini Kessie, haverá a participação de representantes do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), CME Group, Ministério da Agricultura, Secretaria de Estado da Agricultura do Paraná, Solar Cluster, Senai, John Deere, entre outros.

Investimentos - Os investimentos realizados pelo cooperativismo paranaense serão apresentados no segundo dia do evento, durante solenidade com o governador Ratinho Junior e a diretoria da Ocepar. Somente no ano passado, o ramo agropecuário investiu R$ 2 bilhões em infraestrutura. Na sequência, serão anunciados os vencedores do 13º Prêmio Ocepar de Jornalismo. O Fórum encerra com a 2ª Feijoada Cooperativa, elaborada com produtos das cooperativas do Paraná.

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to LinkedIn

Últimas Notícias