cabecalho informe

CONTABILIDADE II: Carteiras de Identidade Profissional físicas do contador não terão mais chip

 

Em decorrência da Resolução 1.566/19, que dispõe sobre a Carteira de Identidade Profissional, o Conselho Federal de Contabilidade (CFC), informa que as futuras carteiras de identificação físicas não serão mais confeccionadas com chip. Quando foi incluído na carteira em 2007, o chip era uma novidade. Entretanto, tendo em vista a evolução tecnológica de outras formas mais práticas de assinatura digital, popularizou-se a utilização da certificação por meio de Token e a consequente redução do uso do chip. 

 

Suspensa - Por enquanto, a emissão de carteiras físicas está suspensa, e os Conselhos Regionais de Contabilidade (CRCs) estão emitindo - sem custo - apenas a carteira de identidade profissional no modelo digital, tanto para os bacharéis em Ciências Contábeis que foram aprovados no Exame de Suficiência, como para profissionais já registrados, pois terminou no dia 25 de julho o contrato do CFC com a empresa Giesecke + Devrient América do Sul Indústria e Comércio de Smart Cards S/A. Um novo processo licitatório está em andamento e, quando concluído, as carteiras físicas serão novamente confeccionadas, mediante pagamento da respectiva taxa.

 

CRCDigital - Gratuita e sustentável, a carteira digital tem sido elogiada pela comunidade contábil por conta de sua inovação. O profissional da contabilidade que quiser se identificar de forma digital, deverá procurar o CRC de sua jurisdição. Outros documentos importantes, como o Título de Eleitor e a Carteira de Motorista, estão migrando para o mundo eletrônico graças aos avanços tecnológicos que trazem novidades a cada dia. E pegando carona com o que há de mais moderno no mundo, o Sistema CFC/CRCs foi pioneiro ao lançar a carteira digital. 

 

Procedimento - O procedimento é simples para quem já emitiu a carteira com chip a partir de outubro 2007. Basta baixar o aplicativo “CRCDigital” em uma das duas lojas (App Store e Play Store), digitar o CPF e a senha de acesso ao sistema. Após realizar os procedimentos a carteira aparecerá automaticamente no celular.  

 

Acesso - O profissional que não emitiu a carteira com chip e de consequência não possui a biometria nos cadastros do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), deverá acessar: www.crcpr.org.br/ serviços online / carteira de identidade profissional / fazer a impressão do requerimento (pedido de carteira) / comparecer a uma delegacia regional, escritório regional ou sede do CRCPR, portando uma foto 3x4 (recente, de frente, colorida, com fundo branco), para colher assinatura (caneta com escrita preta e de ponta grossa) e digital (digiselo com grafite). (Assessoria de Imprensa do CFC)

 

contabilidade II 13 09 2019

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to LinkedIn

Últimas Notícias