cabecalho informe

PRC100: Unicastro recebe 4º Workshop do Programa Juntos de Intercooperação

Quarenta lideranças e assessores de oito cooperativas do Núcleo Centro-Sul e funcionários do Sistema Ocepar participam, nesta quarta-feira (09/10), no Buganville Palace Hotel, na cidade de Castro (PR), do 4º Workshop do Programa de Intercooperação, dentro de uma das metas do Plano Paraná Cooperativo 100 (PRC100), o planejamento estratégico do cooperativismo paranaense. Estão presentes os presidentes das cooperativas Unicastro, Coopagrícola, Witmarsum, Cooperponta, Clac, Cooperante, Coacan e Coamig e assessores técnicos. Somadas, as oito cooperativas possuem uma movimentação econômica em torno de R$ 730 milhões/ano. O evento foi aberto pelo presidente da Unicastro, Márcio Yamazaki, que apresentou a diretoria das cooperativas e colaboradores presentes. Para ele, esta iniciativa está sendo de grande valia para promover a integração com lideranças de outras cooperativas da região e poder discutir ações de forma conjunta. “Aproveitamos para agradecer ao Sistema Ocepar e aos colaboradores da entidade que idealizaram o programa e estão nos auxiliando na implantação. É o início de um trabalho que resultará em um processo de intercooperação que trará resultados positivos no futuro”, frisou.

Casamento- Em seguida, o superintendente do Sescoop/PR, Leonardo Boesche, destacou o número expressivo de participantes neste quarto encontro. “Em nome do presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, agradecemos a presença de todos aqui hoje, em especial, aos presidentes de cada uma das oito cooperativas participantes, que apoiam de forma efetiva este programa”. Boesche fez uma analogia da iniciativa como um casamento. “Primeiro, nos conhecemos, vimos o que cada uma faz e, agora, estamos numa fase de namoro, ou seja, cada uma se conhece melhor, para poder firmar um relacionamento mais perene, onde as demandas aqui surgidas e a confiança serão fundamentais para que a intercooperação possa acontecer na prática, como em outras iniciativas realizadas”.

Plataforma - A coordenação do workshop acontece sob a responsabilidade do professor Tomas Sparano Martins, da Universidade Federal do Paraná. Ele destacou que durante o dia serão discutidos uma Plataforma de Informação e Conhecimento, Marca, Tecnologia de Informação e Varejo, especialmente desenvolvida por uma empresa de Candoi, contratada pela cooperativa Coacan, para que todas as cooperativas possam utilizar de forma conjunta, na troca de informações de interesse. O custo do desenvolvimento da plataforma foi dividida entre as oito cooperativas. Na sequência, os profissionais de TI da cooperativa Witmarsum realizaram apresentação do sistema que atualmente é utilizado com sucesso e pode ser compartilhado com as demais entidades. Outro assunto que será abordado será com relação à extensão da marca, com apresentação realizada pela Cooperante. Na parte da tarde, serão discutidos conceitos sobre fatores de sucesso no varejo atual, com uma apresentação pela Clac. O evento encerra com discussão para o próximo encontro e atividades a serem desenvolvidas até lá. Para o superintendente executivo da Cooperante, Gilson Hollerwerger Fernandes, “o desenvolvimento desta ferramenta já é uma demonstração evidente de que o processo de compartilhamento de informações acontecerá na prática. Isso provocará um maior dinamismo entre todas as participantes do Programa Juntos, rumo a intercoperação de fato”.

Caminho certo - Na avalição do professor Tomas Sparano, “a demonstração de interesse por parte das cooperativas envolvidas já é prova de que estamos no caminho certo. O processo não é tão rápido como se pensava no início, envolve sociedades com culturas diferentes, as quais já manifestaram a necessidade de realizarem ações conjuntas e que possam a contribuir com o desenvolvimento dos seus cooperados diretamente. Podemos afirmar que hoje já está sendo entregue uma primeira plataforma de utilização conjunta para troca de diversas informações que servirão para gestão dos seus negócios”, destacou. Acompanham o evento, os consultores do Sistema Ocepar, Cristiano Michalovicz, Daniele Cristiane Radulski Reginatto, Fernando Mendes, Samuel Milléo Filho, Rodrigo Gandara Donini e Silvio Krinski. 

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to LinkedIn

Últimas Notícias